Header Ads

ad

Conheça um pouco sobre o trabalho de um fabricante de miniaturas

Conforme já mostramos aqui no Fortalbus, muitos busólogos possuem miniaturas para compensar a ausência do seu objeto de admiração. Fui conhecer o trabalho de quem proporciona satisfações quando conclui e entrega uma miniatura à um cliente. Estou falando de Sérgio Maciel ou "Seu Sérgio", como é mais conhecido.

"Seu Sérgio" e suas criações
Ele fabrica miniaturas há 13 anos. Seu posto de trabalho nada mais é do que a sua própria casa, localizada na cidade de Caucaia-CE. Atualmente suas obras são conhecidas por grande parte dos busólogos de Fortaleza, chegando até mesmo a exportar suas miniaturas para outros estados, tal como Bahia, Rio Grande do Norte, Alagoas, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Sérgio conta como começou a sua carreira:

"Quando eu ia para a escola, lá por volta dos 14 anos, sempre pegava um ônibus e comecei a gostar disso. Meu pai era marceneiro e o que sobrava do material - compensado, madeiras, etc - eu montava as minhas miniaturas."

Em 1988, "Seu Sérgio" entrou na Empresa Vitória como fiscal. Certa vez houve uma confraternização na mesma empresa, na qual ele resolveu levar uma miniatura sua para exposição. De cara os funcionários começaram a admirar o seu projeto, despertando, até mesmo, a atenção do diretor superintendente da empresa, Dalton Guimarães. O mesmo elogiou seu trabalho e se mostrou à disposição para ajudá-lo.

" Ele (Dalton) me perguntou do que eu estava precisando para fazer as miniaturas. Disse que só precisava de um compressor. E aí está, o compressor é o mesmo há dez anos." Relata Sérgio.

A expansão de seu talento se deu através de amigos, que ajudaram a divulgar para os demais busólogos. A medida em que seu trabalho foi ganhando popularidade, o tempo para a fabricação dos exemplares foi diminuindo, devido ao trabalho na Vitória. Diante dessa situação, Sérgio saiu da empresa para se dedicar somente as miniaturas. Atualmente seu sustento se dá através das vendas. Segundo ele, a cada dois dias são feitas três unidades.

Materiais utilizados para a fabricação
Basicamente são utilizados flange, madeira e borracha. Logo após vem a pintura e depois o adesivamento. Durante a visita que realizei, o pai de Sérgio o auxiliava na produção. Natural de Baturité-CE sempre que visita o filho ele dá uma forcinha. Um fato interessante é que "Seu Sérgio" também é busólogo, na qual possui uma vasta coleção de fotografias, que, segundo ele contou, era justamente para reparar os detalhes e deixar a miniatura mais fiel possível do original. Por conta desse fator, seu trabalho é feito com esmero e dedicação.

" Sempre procuro saber dos clientes o que acharam da miniatura. Só tenho recebido respostas positivas."
Quem se interessou pelo trabalho do "Seu Sérgio" pode entrar em contato

SERBUS Miniaturas
Fone: (85) 8832.7534 e 3213.3645
Email: sergio115@hotmail.com

6 comentários:

  1. Olá Sergio!!! Essas suas miniaturas estão lindas. Quero entrar em contato com você pra conhecer sua oficina, pois tambem sou um apaixonado por onibus. Meu email é
    regisperdigao@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. ADOREI,PANA QUE MORO EM BH MG-MAS ASSIM QUE PUDER TE PESSO UMA MINIATURA,OK?QUERO UMA DA RODAP,AQUI DEM INAS GERAIS,MEU E-MAIL É:CORRADIGABRIELMIRANDA@YAHOO.COM.BR.APESAR DE TER APENAS 10 ANOS,EU E MEU PAI(59 ANOS)SOMOS FISSURADOS POR ONIBUS,VIVEMOS COMENTANDO QUANDO VOU OU VOLTO DA ESCOLA SOBRE O QUE AS EMPRESAS ESTÃO FAZENDO,QUAIS AS NOVIDADES(EM ONIBUS,É CLARO),E ETC.BOM,RESUMINDO,SOU UM"BUSÓLOGO MIRIM".BOM,ATÉ MAIS!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. eu quero compra um ônibus seu como faso

    ResponderExcluir
  4. Moro em fortaleza. Queria saber como comprar?

    ResponderExcluir

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.