Header Ads

ad

História de vida: João Evangelista de Souza

Conheça a história deste que foi um dos maiores empresários baianos e que formou um grande conglomerado empresarial. Hoje, o Grupo Evangelista conta com uma frota de mais de 1000 ônibus e 5100 funcionários.

João Evangelista de Souza, o velho "Jonga", como era carinhosamente conhecido por amigos e colegas de trabalho, veio para Salvador no ano de 1944 do interior da Bahia, mas precisamente de Cícero Dantas, com dois caminhões, profissão esta que exerceu por mais algum tempo na capital da Bahia.

Em 1956, por sugestão de sua esposa, resolveu transformar os 2 caminhões em ônibus, adaptando as carrocerias para madeira. Surgiu assim a Viação Nordestina, com a linha Uruguai X Praça Cairu, com apenas dois ônibus, sendo um deles dirigido pelo próprio Jonga. No final do ano de 1965, a convite de um amigo, toda a família Evangelista se mudou para Niterói / RJ, pois Jonga vislumbrou melhores condições para progredir, participando assim de uma empresa de ônibus.

No período que a família residiu em Niterói - de 1965 a 1967, a empresa Transportes Urbanos Salvador Ltda, antiga Viação Nordestina, que já contava com 58 carros, ficou sendo administrada por parentes de Jonga. Em 1968 Jonga resolve volta à Salvador e vender a Transp. Urbanos Salvador para um grupo de portugueses que, por infelicidade, dilapidaram todo o patrimônio sem ter honrado com o pagamento. A família fica sem absolutamente nada, vindo a morar em apartamento alugado.

No início de 1969 Jonga é novamente convidado a participar da Empresa de Transportes Boassu em Niterói/RJ e resolve arriscar. Toda a família é transferida para Rio de Janeiro, permanecendo lá até 1971, exatamente a época que é criada a ETJ, sendo que Jonga resolve nesta época vender sua parte na Boassu. Em 1981, esta já contava com 250 veículos.

Confira as empresas que "Jonga" fundou (em ordem cronológica).

1970 - Funda a Empresa de Transportes Joevanza S/A, que contou com a ajuda de um grande amigo, Ariston Correia de Andrade. A idéia do nome partiu do próprio Jonga. Por possuir uma frota muito grande para a época, a Joevanza sofreu uma cisão, originando assim a Violeta Transportes Ltda (Vitral), que passou a ser controlada por uma de suas filhas, Maria Perpetua Evangelista de Souza. Esta empresa porém foi vendida em 1998.

1987 - Compra a Auto Expresso Ypiranga e entrega o controle ao seu filho José Augusto. A partir daí nasce a Boa Viagem Transportes Ltda, que conta com 120 veículos.

1992 - Funda a Empresa de Transportes União, transferindo o poder acionário para o seu filho caçula Ivan Luis. Hoje, a empresa possui uma frota de 200 ônibus.
1994 - "Jonga" fundou a Axé Transportes Ltda, deixando sob a liderança de outro filho, Paulo Roberto Evangelista de Souza, possuindo hoje cerca de 130 carros.

1996 - A maior empresa do grupo era fundada, a Praia Grande Transportes, que hoje possui mais de 230 ônibus e 1200 funcionários.

1998 - Funda a Litoral Norte e também a Costa Verde. A VCI é adquirida em 2003.

Apesar da saúde frágil, Sr. João continuava trabalhando como nos tempos de sua juventude, analisando carro a carro, linha a linha e tomando importantes decisões. Depois de muitos anos de luta, Jonga faleceu em 25/02/2008, deixando de herança uma filosofia de vida para quem teve a oportunidade de conhecê-lo.

2 comentários:

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.