Header Ads

ad

Quando é obrigatório banheiro no ônibus?

Na época de férias muita gente encara viagens longas de ônibus. Boa parte desses passeios tem como o destino o litoral. Acontece que algumas viagens, por terem muitas paradas e itinerários malucos, duram duas, três, quatro e até cinco horas. E ficar todo esse tempo sem ir no banheiro é complicado, principalmente para mulheres e crianças. Entrei em contato com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e veja o que diz a lei sobre o assunto.

Não há obrigatoriedade de disponibilizar sanitário nos veículos que operam serviços interestaduais de transporte de passageiros. A lei determina que os pontos de parada devem estar dispostos ao longo do itinerário, distantes entre si a intervalos de, no máximo, quatro horas para o serviço com ônibus dotado de sanitário, e de duas horas para os ônibus sem sanitário. É admitida uma tolerância de 30 minutos, quando necessário, até atingir o próximo ponto de parada.

Mas na prática não é bem isso que acontece. Uma passageira passou por maus bocados no ano passado quando fez uma viagem que durou 3h30 e não houve nenhuma parada para os passageiros poderem ir ao banheiro. O detalhe é que ela estava acompanhada com uma criança de 7 anos que por pouco não fez suas necessidades dentro do ônibus.  
Fonte: Débora Ertel

4 comentários:

  1. Gostaria de saber a quem fazer queixa de empresa que não cumpre a lei. Também passei por apuros OM a bexiga cheia e sem poder urinar. A viagem durou 3 horas. E também era verão e eu estava com muita sede e não tomei água porque ia complicar mais a minha bexiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não nós permitem nem reclamar,pois ainda vão selecionar a reclamação.. indignada

      Excluir
  2. As empresas nós obrigada a Não tomarmos água por mais de três horas,pois Não tem banheiro,hj dia 16/02/2020 estou saindo de Peruíbe a caminho de São Paulo,sem banheiro,sem ar condicionado ,e sem parada numa viajem que fura 3 a 3 HS e meia,Empresa BREDA,ônibus velho ,barulhento,saindo fumaça...Deus nos ajude!!

    ResponderExcluir
  3. Hoje apos ter comprado uma passagem inclusive proximo ao banheiro, no embarque não havia banheiro no onibus que está indo para região dos lagos onde o trânsito é enorme. Absurdo e falta de respeito com o consumidor. Viação 1001.

    ResponderExcluir

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.