quinta-feira, 4 de junho de 2015

Linha: Campus do Pici/Unifor, desde 1983

Por Fortalbus
No final da década de 1970, estudantes de Fortaleza demonstravam a necessidade de uma linha de ônibus ligando o Campus da Universidade Federal do Ceará - no Pici, à Universidade de Fortaleza - Unifor. Na época, os técnicos da antiga Secretaria de Transporte do Município realizaram estudos para um possível itinerário que ligasse esses dois complexos universitários.
Viagem Inaugural da linha Campus do Pici - Unifor 
A princípio, os estudos revelaram a ineficiência da linha, se viesse a ser implantada como serviço regular. Um dos principais motivos de sua inviabilidade seria o alto intervalo de espera entre dois ônibus e excesso de capacidade ociosa, pois o Campus do Pici funcionava somente até às 20 horas. Foram analisados sete percursos diferentes, com a preocupação de atender a outros usuários, através da interligação de pólos residenciais, comerciais e industriais.

Os estudantes solicitavam também, mais ônibus em circulação nos horários de início e término das aulas, além de uma linha de ônibus que fizesse o trajeto pela Avenida 13 de Maio continuando pela Jovita Feitosa até o Campus do Pici. Na época, estudantes tinham como opção somente os ônibus das empresas Cialtra e CTC.

Depois de insistentes pedidos das duas universidades e da necessidade dos funcionários e alunos de serem atendidos por uma linha de ônibus que liga a zona oeste e leste da cidade, a Secretaria de Transportes finalmente implantou a linha Campus do Pici / Unifor no dia 15 de agosto de 1983. A viagem inaugural foi realizada por um ônibus da Empresa São José de Ribamar.

Hoje, três décadas depois, a 075 une mais que duas universidades, é uma das mais importantes linhas da capital ligando as zonas oeste e leste de Fortaleza, servindo uma região considerada corredor estudantil que é a Avenida 13 de maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados