domingo, 3 de janeiro de 2016

Empresa Santo Antônio: O primeiro cliente Mercedes-Benz no Ceará

Por Fortalbus
Tradição é algo que passa de geração em geração. A Empresa Santo Antônio que foi fundada em 1956, ano que a Mercedes-Benz inaugurava sua fábrica no Brasil e lançava o primeiro chassis para caminhão a óleo diesel do país, o modelo L312 equipado com motor OMC312, de 100cv. 

Numa iniciativa pioneira, o empresário José Assis de Oliveira, proprietário da Empresa Santo Antônio, que fazia a linha Fortaleza/Maracanaú, adquiriu duas unidades desse chassis. A estes, foram adaptados carrocerias de madeira com capacidade para 32 passageiros sentados. 

Os veículos passaram a fazer parte da frota da empresa e ficaram conhecidos como “bicudinhas”, graças ao motor na frente da cabine. A partir de então, várias empresas cearenses do setor passaram a acreditar nas vantagens do novo veículo, em especial nos quesitos potência e economia. “Temos orgulho de ter ajudado a firmar a Mercedes – Benz no mercado local”, diz José Assis de Oliveira, que iniciou suas atividades com transporte no final de 1950, fazendo uma linha que ligava Fortaleza a São Paulo. 

Ao longo de sua trajetória, a Santo Antônio sempre teve em sua frota a famosa estrela da Mercedes-Benz não pelas vias da Grande Fortaleza, mas por todo o Ceará, devido a atuação no setor de turismo.

Após quase 56 anos de atividades servindo a população de Maracanaú, a Santo Antônio encerra suas atividades neste segmento em 2008, quando suas linhas são transferidas para a Via Metro, empresa que surgiu por iniciativa de um grupo de empresários, ligados à área de transportes de passageiros de Maracanaú. O segmento fretado da empresa permanece ativo nos meses seguintes, entretanto, também encerra suas atividades como empresa pouco tempo depois. 

Graças a iniciativa do Sr. David Oliveira, responsável pela valiosa iniciativa em manter viva a história do ônibus através da Cepimar, foi possível resgatar a trajetória da empresa no qual esteve a frente durante tantos anos, bem como a de outras pioneiras cearenses que foram de fundamental importância para a construção do desenvolvimento através do transporte de pessoas em busca de trabalho ou lazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados