quarta-feira, 13 de maio de 2015

A última renovação da Rápido Mossoró

Por Fortalbus
Apesar do nome em homenagem à Mossoró, uma das cidades mais prósperas do Rio Grande do Norte, a empresa que levava o mesmo nome, nasceu na cidade de Fortaleza em meados de 1964. Além da sua primeira e principal linha interestadual Fortaleza x Mossoró (RN), a empresa passou a servir as cidades cearenses de Chaval e Camocim já na década de 1960.
Monobloco O-362 ao lado de uma Kombi do serviço de encomendas da Rápido Mossoró - Década de 70
Sua frota que era composta quase inteiramente por Monoblocos Mercedes-Benz, ligava a capital cearense a região norte e litoral do Ceará, chegando até a divisa com o Piauí, além da principal ligação entre Fortaleza e o estado do Rio Grande do Norte pela BR-304. Há registros ainda, que a Rápido Mossoró chegou a fazer linhas como Fortaleza x Tauá, Aracati x Mossoró e linhas com origem em Sobral com destino à Camocim e Bitupitá.

Por volta de 1978, os proprietários da Clotran Transportes passam a ter participação acionária na Rápido Mossoró. Com isto, a empresa ganha aqueles que seriam a ultima aquisição de ônibus novos da empresa, pois a mesma encerraria suas atividades no ano seguinte.

O fundador da Rápido Mossoró, José Moreira Duarte, continua à frente da empresa, porém, agora juntamente com José Sabóia Bezerra, Clóvis Nogueira Bezerra, Gláucia Maria Bezerra e Idemar Loiola Citó. Naquela época, estes empresários também estavam dirigindo a Empresa Clotran, que operava linhas urbanas em Fortaleza.

A renovação de frota daquele ano, já sob nova administração, incorporava 03 unidades do modelo Monobloco Mercedes-Benz O-355, referente a um pedido de 10 veículos no total. Os ônibus eram equipados com toalete, som ambiente e serviço de bordo. A entrega simbólica das chaves foi realizada pela Importadora do Nordeste, concessionária Mercedes-Benz em Fortaleza naquela época.

Apesar dos novos rumos que a empresa seguiria através dos novos diretores, a Rápido Mossoró não resistiu muito tempo, sendo extinta em 1979 com uma frota de 15 ônibus. Suas linhas intermunicipais no Ceará foram transferidas para a Expresso Ipú Brasília, já a Fortaleza x Mossoró vendida para a Viação Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados