quarta-feira, 10 de junho de 2015

Dez anos de um conceito na identidade visual inovadora da Guanabara

Por Fortalbus
Criado em 2005, o projeto de identidade visual da Expresso Guanabara foi inspirado nas mais recentes tendências estéticas internacionais em design de carroçarias de ônibus. É de autoria do escritório Carlos Ferro de Design, um dos mais antigos e tradicionais do País. Foi desenvolvido em linguagem minimalista, com desenhos mais leves e sem a utilização excessiva de cores e formas.

O processo criativo incluiu pesquisa sobre o significado original da palavra Guanabara. No idioma tupi, guanabara quer dizer “seio do mar”. Do significado da palavra “seio” (sinu, em latim) evoluiu-se para os termos sinuosidade, volta, curvatura, chegando-se à definição primordial do termo Guanabara, que seria curva do mar – nome em perfeita conformidade com a região atendida pela Expresso Guanabara: o Norte e o Nordeste do país.

A proposta gráfica foi baseada nos conceitos obtidos: curvas, formas orgânicas, orla, mar, praia. Por se tratar de empresa consagrada e consolidada no mercado, optou-se pela renovação sem mudanças ou cortes aleatórios, buscando-se reforçar o que já existia sem romper as raízes ou ferir tradições.

A evolução no código cromático original da Expresso Guanabara (branco, azul e vermelho) foi usada para promover unidade entre as principais empresas do Grupo e para reforçar o conceito de corporação.

A partir dos conceitos litorâneos (orla, mar, praia), o azul foi eleito como a cor fundamental. As três cores tradicionais ganharam tonalidades mais modernas e arrojadas e foram acrescidas do amarelo-limão e do verde-petróleo, cores de apoio que geram os contrastes e equilíbrios estéticos necessários. 

Os mesmos conceitos foram utilizados na concepção dos novos símbolos gráficos, com destaque para a inicial G, elemento principal do novo logotipo, por sua forte sonoridade e suas propriedades gráficas coincidentes. A letra aparece escrita em formato semicircular, em linha contínua.

À simbologia da letra G foram agregadas formas circulares sequenciais, reforçando sua importância por meio de idéias sugestivas como “Guanabara e ponto final”, ou ainda “Guanabara e ...”, o que possibilita ao público reflexões variadas acerca do nome e do novo visual da empresa. A identidade visual é completada com a utilização de recursos de pintura e adesivação.

Guanabara se destaca como uma das cinco maiores empresas de transporte rodoviário do Brasil
A Guanabara é uma empresa de transporte interestadual e intermunicipal de passageiros, com sede em Fortaleza (CE). Entrou em operação em 1º de agosto de 1992 e inaugurou um novo conceito em transporte rodoviário no Nordeste ao primar pela excelência nos serviços, sendo a primeira a disponibilizar ar-condicionado em toda a frota sem cobrar a mais por isso.

Hoje a empresa opera em 12 Estados brasileiros e no Distrito Federal, atendendo a mais de mil localidades das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil com cerca de 200 linhas. Realiza em torno de 400 viagens por dia e transporta em média 500 mil passageiros por mês, percorrendo quase 7 milhões de quilômetros em igual período.

A Guanabara mantém uma política de renovação constante da sua frota formada por cerca de 420 veículos com idade média de apenas dois anos, uma das mais baixas do País. Além disso, executa rigorosas e periódicas revisões preventivas em seus ônibus para garantir o máximo de eficiência dos veículos. Os modelos dos ônibus são de última geração, sintonizados com as tecnologias de ponta em mecânica, design e conforto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados