domingo, 26 de julho de 2015

De volta para o presente na Avenida João Pessoa

Por Fortalbus
A cidade está em constante transformação, e com ela, o transporte público segue o reflexo para atender a demanda em suas diferentes necessidades. A Avenida João Pessoa, importante corredor viário de Fortaleza, concentra hoje um grande fluxo de ônibus que ligam a região do centro da cidade a diversos bairros da capital e região metropolitana, que neste sentido, contam com o contra-fluxo exclusivo para o transporte coletivo.

Além dos coletivos do sistema urbano, a avenida também é rota certa para os metropolitanos que seguem para municípios vizinhos como Maracanaú, Maranguape, Guaiuba e Redenção. Desde 1981, a João Pessoa possui este contra-fluxo para ônibus, que inicia no cruzamento da rua Padre Cícero e termina próximo ao Bairro da Parangaba, totalizando 2,5 quilômetros de faixa exclusiva.
Avenida João Pessoa no começo dos anos 90 (Foto por Nirez)
Uma fotografia feita pelo historiador Nirez no começo dos anos 90 trazia uma Avenida João Pessoa não muito diferente da que conhecemos hoje. Apesar das diversas obras espalhadas por toda a cidade que visam melhorar a mobilidade urbana do fortalezense, podemos dizer que nos últimos vinte anos quase nada foi realizado para melhorar a estrutura da Avenida.

Inspirado nesta fotografia, reproduzimos em ângulo parecido a imagem original. A faixa única para os ônibus continua a mesma, e comparando as fotos, observamos que a maior transformação ocorreu mesmo no nosso transporte. Hoje totalmente padronizado, não temos mais a variedade de cores e formas, como o da Empresa Montenegro, em detalhe na imagem preto e branco.
Avenida João Pessoa hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados