terça-feira, 11 de agosto de 2015

De volta para o presente no Terminal Parangaba

Por Fortalbus
A Parangaba é um dos bairros mais conhecidos da capital cearense, pois com sua localização centralizada é referencia no quesito transporte, sendo uma importante conexão entre diversos pontos de Fortaleza. No bairro também estão importantes estabelecimentos como escolas, mercados, ginásios, hospitais, cartório e vários pontos comerciais.

Lá também está o terminal integrado que leva o mesmo nome do bairro, que inaugurado em 1993, observa-se hoje que o equipamento opera além de sua capacidade. Na época de sua inauguração, o Terminal Parangaba recebia apenas 23 linhas de ônibus, hoje, vinte anos depois e sem nenhuma ampliação, o terminal recebe 54, tendo a terceira maior demanda transportada por dia.
Ônibus da Empresa Rota Sol por volta do ano 2000
Na fotografia acima feita no início da década passada, mostra o mesmo equipamento que conhecemos hoje, uma simbologia para mostrar aos fortalezenses que os arredores do bairro sofreu algumas modificações, exceto o próprio terminal. Além da estação de metrô construída bem ao lado, o equipamento teve uma das plataformas desativadas para obras do VLT, que futuramente também irá integrar com os demais modais de transporte.

Além do avanço no transporte, um novo shopping recém inaugurado ao lado do terminal passou a atrair mais pessoas para a região, consequentemente aumentando a demanda transportada e o trânsito de veículos no local, uma vez que as estreitas vias de acesso não oferecem uma mobilidade adequada. Abaixo, a imagem reproduzida no mesmo local.
Terminal Parangaba hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados