quinta-feira, 13 de outubro de 2016

20 anos dos primeiros ônibus eficientes em Fortaleza

Por Fortalbus
Há 20 anos, começavam a circular em Fortaleza os primeiro ônibus adaptados para deficientes fiísicos. A Solenidade de lançamento aconteceu em dezembro de 1996. O então prefeito de Fortaleza, Antônio Cambraia, participou do lançamento no Paço Municipal, que contou com exposição e demonstração de um veículo adaptado.

Fortaleza foi a primeira capital do Nordeste a tomar essa iniciativa, desenvolvida a partir de um projeto piloto da Secretaria de Transportes do Município, visando beneficiar principalmente aquelas pessoas que se locomovem em cadeiras de rodas. A princípio, foram oito veículos de oito empresas da capital cearense, implantados nas linhas Paranjana I e II, Grande Circular I e II, Antônio Bezerra/Messejana, Siqueira/Centro-Expresso, Parangaba/Papicu e Conjunto Ceará/Papicu.

Os ônibus eram dotados de elevadores nas portas centrais e de toda uma infra-estrutura de segurança e locomoção. Segundo o Secretário de Transporte na época, Irineu Pires, as adaptações custaram à iniciativa privada e aos cofres públicos cerca de 800 mil reais. De acordo com ele, técnicos da Prefeitura realizaram treinamentos com os profissionais das empresas que iriam operar os veículos.

Para facilitar o acesso aos terminais de integração, a Prefeitura iniciou o trabalho de eliminar barreiras arquitetônicas que prejudicavam os cadeirantes. Também foi distribuído material explicativo em todas as entidades que trabalhavam com deficientes, informando os horários das linhas nos percursos e terminais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados