sábado, 27 de dezembro de 2014

Pinturas que pegam: Viação Brasília

Por Fortalbus
Criada em 1958, a Viação Brasília surgiu através da iniciativa do empresário cearense Raimundo Ferreira, fundador de um dos Grupos Empresariais mais bem sucedidos do nordeste, o GERF – Grupo Empresarial Raimundo Ferreira. Curiosamente, a primeira sede da Viação Brasília foi constituída na cidade de Cajazeiras-PB, que inicialmente com apenas três ônibus ligava o nordeste à São Paulo uma vez por semana. 

Mais tarde, nos anos de 1960, passa a ligar as cidades do nordeste para a nova capital federal, fazendo jus ao nome da empresa. Paralelamente as linhas interestaduais, a Viação Brasília passa a atuar no segmento intermunicipal do cariri ainda na década de 1970, através da aquisição das linhas Juazeiro/Barbalha e Juazeiro/Crato.
Viação Brasília ainda em operação
Após o fim da fase interestadual na década de 1980, a Viação Brasília permanece no transporte intermunicipal mantendo sua estrutura e sede em Juazeiro do Norte. Até o ano de 2009, a Empresa prestou serviços de transporte para as principais cidades do cariri como Barbalha, Crato e Missão Velha.

Com o encerramento das atividades nas linhas intermunicipais, um de seus veículos modelo Marcopolo Viale foi adquirido pela Empresa A.F.S Turismo, onde lá, permaneceu com sua pintura original. Desde então, a identidade visual da Viação Brasília passou a ser usada nos veículos incorporados posteriormente pela A.F.S Turismo, sendo a maioria deles do modelo Viale, oriundos de outras empresas cearenses.
Antigo 220 da Viação Brasília
Com sede na região metropolitana de Fortaleza, todos os veículos da A.F.S Turismo ostentam a ultima identidade visual criada pela Viação Brasília, que nas cores verde e branco, agora identificam a empresa que atua no transporte coletivo fretado.
Recente aquisição A.F.S Turismo, Torino OF-1722 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados