terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Fortaleza: Parte dos motoristas ignoram faixa exclusiva de ônibus da Bezerra de Menezes

No primeiro dia da implementação da faixa exclusiva para transporte público na Avenida Bezerra de Menezes, em Fortaleza, a maioria dos motoristas respeitou o espaço demarcado para os ônibus. Mas alguns não sabiam das novas regras e outros decidiram ignorar. “Enquanto for só [a medida] educativa, dá para usar”, disse um motorista que não quis se identificar e que trafegava pela faixa exclusiva por volta de 7h, desta segunda-feira (20). A faixa funcionavam como preferenciais desde agosto de 2012, sem aplicação de multas. 

A Prefeitura de Fortaleza estabeleceu que duas faixas de cada sentido da avenida serão de uso exclusivos de ônibus, vans, transporte escolar e táxis. A medida começa a valer nesta segunda-feira. Um equipamento eletrônico de fiscalização vai flagrar as infrações de trânsito no local. Mas, inicialmente, de forma educativa, somente após 30 dias de funcionamento as multas de R$ 53,20 serão aplicadas aos infratores. 

No início da manhã desta segunda-feira, o fluxo de carros nas faixas dedicadas a carros de passeio na Avenida Bezerra de Menezes era intenso. Mesmo assim, a maioria dos motoristas respeitou a faixa exclusiva e até apoiou a medida. “Eu acho certo, se for pra melhorar o trânsito”, disse o comerciante Luís Souza. 

Outros motoristas, no entanto, não sabiam e não gostaram da decisão. “Isso já começa a valer hoje? Só pode ser brincadeira. Nenhuma avenida de Fortaleza tem condições de receber uma faixa exclusiva”, disse um deles que não quis se identificar. Estivemos na Avenida Bezerra de Menezes entre 6h40 e 7h10 e nenhum agente da Autarquia Municipal de Trânsito foi encontrado no local durante este período. 

Segundo a Prefeitura de Fortaleza, oito equipamentos instalados ao longo da via, quatro em cada sentido, farão a leitura das placas dos veículos que estiverem irregulares no corredor exclusivo. A nova medida deve valer nos dias úteis, de 5h às 21h, e aos sábados, de 5h às 16h.
Fonte: G1 Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados