quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Fortaleza: Usuários divergem sobre faixas exclusivas para ônibus

Quem trafega pela avenida Bezerra de Menezes deve ficar atento à nova regra para circulação na via. Desde segunda, 20, as duas faixas do lado direito em cada sentido são destinadas à circulação de ônibus, vans, táxis e transporte escolar. Diferente de antes - quando a circulação era preferencial - agora a nova sinalização fixada ao longo da avenida denota que as faixas são de uso exclusivo do transporte coletivo.

Os carros e as motocicletas só poderão trafegar dentro das faixas exclusivas para fazer conversão à direita nos cruzamentos imediatos, conforme informou a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC). Para o aposentado Arnold Leite Moreira, 87 anos, que circula regularmente pela via, muitos pontos precisam ser corrigidos na implantação das faixas.

“Para nós, motoristas, há vários problemas. Já era comum o ônibus não deixar o carro fazer a conversão. Ele avança e simplesmente não deixa entrar. O fluxo diminui de um lado, mas fica prejudicado do outro. Precisamos pensar no bem coletivo. E multar apenas não basta, é preciso ter campanhas para incentivar a educação de todos: motoristas, pedestres, usuários de ônibus”, pontua Arnold.

Outro motorista, que não quis ser identificado, reclama do planejamento feito para as ações de trânsito. “É comum ver os ônibus trafegando na faixa dedicada aos carros, que fica sobrecarregada e cria uma pequena confusão. Apesar de ser bem sinalizada, em alguns pontos não sabemos claramente se podemos dobrar ou não. A intenção é boa, mas tem pequenas coisas para consertar ao longo da avenida”, fala. 

Já para o porteiro Helton Pereira, 32 anos, a nova regra beneficia quem utiliza o transporte público. “Depois da faixa azul (preferencial), eu consigo ir para o trabalho em menos de 15 minutos. Ganhei tempo. Já sentia a diferença. Agora, então, acho que a tendência é melhorar mais para quem precisa dos ônibus e vans”, diz. 

Oito equipamentos - dois por sentido - foram instalados ao longo da avenida Bezerra de Menezes para realizar a fiscalização. Durante o primeiro mês, a notificação terá apenas cunho educativo e será enviada aos condutores para reforçar a orientação acerca do uso das faixas exclusivas.
Fonte: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados