quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Ônibus articulado realizará testes em Fortaleza

Por Fortalbus
A capital cearense está próxima de ter o seu primeiro corredor exclusivo real de ônibus, pois quando a segunda etapa do terminal de Antônio Bezerra for entregue no segundo semestre deste ano, também será inaugurado o BRT Antônio Bezerra - Centro, andando pelo canteiro central à esquerda. Já o corredor Antônio Bezerra - Papicu tem previsão de sua conclusão apenas para dezembro de 2015.

Mas enquanto isso não acontece, a Volvo está trazendo para Fortaleza dois veículos articulados para testes nas ruas da cidade. O primeiro veículo já encontra-se na Concessionária Volvo-Apavel, trata-se de um ônibus B360S, articulado com piso totalmente baixo graças a posição do seu motor.

Projetado para ser o melhor em acessibilidade e rapidez em embarque e desembarque, o B360S é um chassi de ultima geração que possibilita todas as portas baixas, ou seja, sem degrau por todo o seu corredor. O projeto ousado do veículo possibilitou a instalação do seu motor eletrônico de 9,4 litros e 360cv posicionado entre eixos e na posição vertical.

Além do piso totalmente baixo como sua principal característica, o B360S possui também suspensão pneumática com controle eletrônico, computador de bordo com diagnóstico de falhas, as caixas de câmbio automáticas mais modernas do mercado e sistema Volvo de freios a disco EBS5 EBS (Electronic Braking System) com ABS e controle de tração.

O Volvo B360S que será avaliado em Fortaleza possui carroceria Caio Mondego LA e três portas acessíveis em ambos os lados, não necessitando de plataforma alta de embarque em nenhuma delas. O mesmo veículo já passou por testes nas cidades de Campinas-SP, São Bernardo do Campo-SP e na própria capital São Paulo.

Dentro dos próximos dias estará chegando um Volvo modelo B340M, este com piso normal e carroceria articulada. Já o Mondego B360S com piso baixo vai iniciar os testes através da Empresa Fretcar urbana na linha 41 Parangaba/Oliveira Paiva/Papicu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados