terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Ônibus para testes são apresentados à Etufor

Por Fortalbus
Nesta segunda-feira (27), a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (ETUFOR), conheceu os dois primeiros veículos que irão passar por testes na cidade, o híbrido B215RH e o articulado B360S. Na sede do órgão localizada no bairro Vila União, técnicos e funcionários puderam conhecer de perto os veículos.

Trazidos para o Ceará através da concessionária Volvo em Fortaleza, Apavel, os ônibus deverão ser avaliados pelas empresas locais, e caso os testes dêem retorno positivo, cerca de 30 veículos deverão ser comprados e utilizados nos primeiros corredores exclusivos de ônibus (BRT).

A expectativa é de que na próxima quarta-feira os ônibus iniciem os testes no transporte público de Fortaleza. As primeiras empresas cogitadas para os testes poderão ser São José Transporte Urbano e Fretcar urbana.

Já utilizado em Curitiba, o híbrido B215RH caracteriza-se por ser um transporte sustentável que emite até 50% menos poluentes do que os chassis convencionais, reduzindo os gastos com combustível em até 35%. O motor a biodiesel entra em funcionamento em velocidades superiores a 20 km/h, e é desligado quando o veículo está parado. Toda a vez que os freis são acionados, a energia de desaceleração carrega as baterias e quando o ônibus está parado, no trânsito, nos pontos de ônibus ou nos semáforos, o motor diesel fica desligado.
Híbrido B215RH
Ideal para o uso em corredores exclusivos, um dos articulados apresentados na Etufor, o Volvo B360S, possui o piso totalmente baixo como principal característica. O modelo possui também suspensão pneumática, motor de 360cv posicionado entre-eixos na posição vertical, além de caixa de câmbio automática e sistema Volvo de freios a disco EBS5 EBS (Electronic Braking System) com ABS e controle de tração.
Ônibus articulado Volvo B360S com piso baixo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados