sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Fortaleza: Faixas exclusivas na Av. Bezerra de Menezes dobram a velocidade média dos coletivos

A expectativa é de que os números melhorem ainda mais a partir de agosto, quando deverá ser inaugurado o corredor Antônio Bezerra/Centro

Um mês após a implantação das faixas exclusivas para ônibus na Av. Bezerra de Menezes, a Prefeitura de Fortaleza divulga os resultados positivos da medida. Segundo a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), a velocidade média dos coletivos dobrou, garantindo mais qualidade para o serviço e menos tempo de viagem para os passageiros. 

Antes de haver qualquer intervenção na avenida, a velocidade média dos ônibus era de 13,28 km/h. Com a implantação das faixas preferenciais, essa velocidade média passou para 15,33 km/h, ao longo dos 17 meses em que ficou em funcionamento.

Com a implantação das faixas exclusivas, no dia 20 de janeiro, a Etufor constatou um aumento significativo na velocidade média dos ônibus, que atualmente circulam a 26,74 km/h. “Com a fiscalização educativa e a organização das vias, delimitando os espaços para transporte individual e priorizando o transporte público, conseguimos eliminar os atrasos das linhas que passam pela Avenida Bezerra de Menezes. Ou seja, os ônibus conseguem sair na hora programada e os passageiros podem usufruir de um sistema mais confortável e pontual”, afirma Antônio Ferreira, diretor técnico da Etufor. 

A expectativa da Prefeitura é de que os números melhorem ainda mais a partir de agosto, quando deverá ser inaugurado o corredor Antônio Bezerra/Centro, que terá os coletivos trafegando junto ao canteiro central da via. “Esta mudança evitará o conflito que ainda existe atualmente entre carros e ônibus. Os carros ficarão com as faixas da direita livres para realizar conversões, entretanto, o estacionamento na via e no passeio continuará proibido, seguindo o Código de Trânsito Brasileiro”, acrescenta Vitor Ciasca, presidente da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC).

Fiscalização eletrônica
A partir desta quinta-feira (20/2), oito equipamentos instalados ao longo da Avenida Bezerra de Menezes, quatro em cada sentido, farão a leitura das placas dos veículos que estiverem circulando irregularmente no corredor exclusivo da via. Após um mês de notificação educativa, os condutores que desrespeitarem as regras de circulação das faixas preferenciais serão autuados.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o valor da multa por transitar em faixa exclusiva é de R$ 53,20 e implica em três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Fonte: Etufor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados