quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Fortaleza: Ônibus articulados só circularão após entrega dos BRTs

Um ônibus articulado começou a operar ontem na linha 041 – Parangaba/Oliveira Paiva/Papicu. Com capacidade para 150 passageiros (35 sentados e 115 em pé), o veículo de 18,5 metros se destaca nas ruas da Capital. Após o período de teste, estimado em duas semanas pela Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), a circulação de dez veículos já adquiridos só ocorre após a entrega de corredores exclusivos para o transporte público. 

Acompanhamos a viagem do ônibus articulado partindo do terminal da Parangaba, na manhã de ontem, passando pelas avenidas Silas Munguba (antiga Dedé Brasil), Paulino Rocha, Oliveira Paiva, Washington Soares e Engenheiro Santana Júnior. O ônibus possui seis portas: três em cada lateral. O modelo permite a entrada pelo lado esquerdo em estações instaladas nos canteiros centrais. Sem degraus, o piso é rebaixado e se aproxima ao nível das calçadas. 

Para fazer as curvas, o veículo precisa tomar duas faixas das vias e exige habilidade do motorista em ruas estreitas. Durante a viagem de uma hora e 20 minutos, em dois momentos foi necessário parar na conversão. “A circulação destes ônibus requer total priorização nas vias. Dentro de um corredor priorizado, ele tem regularidade no percurso e pode trafegar com menores tempos de viagem”, explica Antônio Ferreira, diretor técnico da Etufor. Segundo ele, a previsão inicial é que os dez ônibus já comprados para a frota operem na mesma linha. 

Pelos prazos de entrega do Bus Rapid Transit (BRT), os ônibus terão de esperar meses para circular. Segundo a Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), os corredores da Paulino Rocha e Alberto Craveiro funcionarão parcialmente em junho. Não terão funcionamento total porque dependem de obras na Via Expressa e na Silas Munguba (previstas para o fim de 2015). 

A previsão de entrega do BRT Antônio Bezerra/Centro é agosto. Já o corredor Antônio Bezerra/Papicu tem obras com execução em curso este ano, com entrega prevista para o segundo semestre de 2015. A partir de agosto, estão previstas reformas e ampliação de terminais que integram os BRT: Parangaba, Messejana e Siqueira.

Usuários aprovam viagem sem grandes lotações 
A bordo do novo veículo em teste, os passageiros linha 041 comentavam a lotação que costumam enfrentar todos os dias. “Sempre venho nesse horário da manhã e vejo muitas pessoas em pé. Hoje está ótimo, tem mais espaço”, compara o almoxarife Abdon Bispo, 39. “Melhora muito, essa linha é sempre complicada”, resume o atendente Erivaldo Soares, 24. Como críticas, reclamações pelo calor (apenas janelas superiores podem ser abertas) e pelos corredores estreitos para quem fica de pé. De acordo com a Etufor, os veículos que foram comprados têm ar condicionado e terão janelas com abertura na porção inferior.

Registrando a viagem com o celular estava o auxiliar de produção Glauber Mendes, 29. Ele se identifica como busólogo: pessoa que assume a paixão pelos ônibus e costuma coletar informações, fotos e detalhes técnicos dos veículos. Glauber mora em Aquiraz, mas aproveitou a manhã de folga na Capital para presenciar o primeiro dia de teste.

“É uma novidade que vem a Fortaleza. Acredito que haverá mudanças para melhorar a mobilidade e que as pessoas terão menos tempo no transporte público”, relata. Ele ressalta as melhorias de acessibilidade com o piso rebaixado do veículo. Mas pondera: “Espero que haja rapidez na manutenção. É um veículo de custo muito alto para os empresários. É caro até para tentar revender”
Com informações: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados