domingo, 16 de fevereiro de 2014

Fortaleza: Ônibus Hibribus que reduz poluição e barulho começa a rodar cobrando a mesma passagem de R$ 2,20

Quem vê o Hibribus se aproximando da parada de ônibus, se surpreende com a cor e o estilo, que mais parece de um ônibus de viagem interestadual. Possivelmente você nunca ouviu falar do novo coletivo sustentável, que vai rodar durante um mês na cidade e promete reduzir o consumo de combustível em 35%. O ônibus roda na linha 75 Campus do Pici/Unifor, e o valor da tarifa é o mesmo dos outros. 

O tempo de espera é longo, pois existe apenas um ônibus do tipo rodando na cidade, mas isso não diminui a empolgação das pessoas que andam nele. “Que chique! Fortaleza precisa de mais transportes assim”, dizem. A única reclamação da maioria é quanto ao calor, que parece maior que o normal.

O estudante Pedro Alencar faz o percurso todos os dias até o Campus do Pici da UFC e está satisfeito com a novidade. “Quando vi achei estranho, mas agora estou achando muito bom. Ele é menos barulhento e eu nem sinto quando o motorista freia”, comemora o rapaz. 

“Dirigir ficou melhor. O ônibus roda mais suave”, aprova o motorista José Narcélio. O Hibribus tem câmbio automático e suspensão pneumática (a ar), o que o deixa mais leve. E isso é percebido e elogiado pelos passageiros a cada curva ou parada. “Eu nem sinto quando o motorista para”, conta Rosimari Maia, que costuma fazer o trajeto diariamente. 

A tecnologia híbrida dá nome ao ônibus, e a combinação de motor a diesel e elétrico reduz em até 90% a emissão de poluentes no ambiente. “Nos primeiros 30km ele vai apenas com o motor elétrico, sem ruído, depois disso o motor a diesel é ativado”, explica Fontenele, gerente da Volvo empresa fabricante do veículo. 

A Etufor e a Volvo prometem no futuro colocar em circulação um ônibus articulado, que comporta até 140 pessoas. Isso diminuiria o número de coletivos nas ruas, o que pode melhorar o trânsito. 
Com informações: Tribuna do Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados