segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Nostalgia: Articulado de testes

Por Fortalbus
Nesta segunda-feira, os usuários do transporte urbano de Fortaleza poderão usufruir novamente de um transporte à altura dos corredores exclusivos já existentes nas grandes cidades. O início das operações do Volvo B360S articulado através da Empresa São José, nos faz recordar o ultimo ônibus articulado que passou por aqui.

Foi no final da década de 1990 que outro veículo desse tipo rodou em fase experimental nas ruas de Fortaleza. Também Volvo, assim como agora, o veículo era um modelo B10M de fabricação 1995 e carroceria Marcopolo Torino GV. De propriedade da montadora Volvo do Paraná, o mesmo também passou por outras cidades com a mesma finalidade.

Durante um curto período de testes pela Companhia de Transporte Coletivo (CTC), o articulado de prefixo 999 rodou na linha Grande Circular 2, uma das extensas do sistema urbano. Aquele B10M trazia transmissão automática, item indispensável nos veículos de grande porte e comum nos ônibus da marca Volvo.

E novamente o transporte urbano de Fortaleza vai testar um veículo Volvo articulado. O veículo que inicia as operações nesta segunda-feira traz inovações tecnológicas em relação aquele B10M que circulou durante alguns dias pelas ruas da cidade. A principal evolução está no piso-baixo e a ausência de degraus, facilitando assim o embarque e desembarque de passageiros sem o uso de plataformas elevadas.
O atual possui piso-baixo para melhor acessibilidade (Foto: Flávio Eduardo)

2 comentários:

  1. Só faltou uma coisa nesse busão, espaço interno!!!

    ResponderExcluir
  2. a catraca vai ficar na parte frontal do bus?

    ResponderExcluir

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados