quinta-feira, 27 de agosto de 2015

O último Caio Vitória da Empresa Montenegro

Por Fortalbus
O modelo Vitória, um dos ônibus mais vendidos na história da indústria nacional, foi durante muito tempo carroceria de grande aceitação entre os frotistas do segmento de transporte urbano. Cerca de 28 mil unidades do Vitória foram produzidos pela carroçadora CAIO entre 1988 e 1995, um recorde, garantindo assim, presença em vários sistemas de transporte urbano durante a década de 1990.

No Ceará, o Vitória foi unânime, esteve presente nas principais empresas de ônibus, feito alcançado graças a sua qualidade, resistência e fácil manutenção. Na extinta Empresa Montenegro, todos eles tiveram chassis Mercedes-Benz, e, apesar de sua flexibilidade para encarroçamentos, o modelo não recebeu a terceira porta, item exigido a partir da implantação do sistema integrado em 1992.

A última unidade do Vitória chegou à Montenegro o ano de 1993, era um ônibus que trazia algumas diferenças em relação aos adquiridos em anos anteriores. Com o prefixo 11115, tinha janelas com aberturas totais e portas com folhas duplas, além do para-choque reestilizado. Já o chassi era o consagrado Mercedes-Benz OF-1315 curto.

O último Vitória adquirido pela Empresa Montenegro rodou por quase 15 anos, e durante esse tempo recebeu a pintura predominante branca em substituição a pintura padrão alimentadora, além do prefixo 11315 que indicava o seu ano de fabricação. Nos últimos anos de operação era comum vê-lo rodando na linha Parque São José/Osório de Paiva e Jardim Fluminense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados