sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Ônibus híbrido e articulado são novidades no transporte coletivo de Fortaleza

Novidades no transporte coletivo de Fortaleza. Em 12 de fevereiro, iniciou a fase de teste de um ônibus híbrido com motor elétrico na linha 075 - Campus do Pici/Unifor. No dia 17, foi a vez da abertura da fase de teste de ônibus articulado na linha 041 - Parangaba/Oliveira Paiva/Papicu. 

O ônibus híbrido, chamado de Hibribus, tem como trunfo a sustentabilidade. O diferencial é a combinação de um motor à diesel e um elétrico, que funcionam isolada ou simultaneamente, garantindo uma redução de 35% de combustível e de até 90% da emissão de substâncias nocivas ao ambiente, segundo a fabricante Volvo. 

O ruído do motor também diminui, minimizando a poluição sonora e oferecendo mais conforto. Ele circulara durante fevereiro. O embarque é feito pela porta dianteira. A tarifa é a mesma dos demais coletivos. 

Já o ônibus articulado, estilo “sanfona“, é similar aos que serão utilizados nos corredores exclusivos para ônibus que estão sendo implantados em Fortaleza. A principal característica do equipamento é o aumento de capacidade de passageiros, que passa de 95 para 150 lugares. Dez veículos similares já foram adquiridos para circular nos corredores de Fortaleza. 

O veículo articulado tem piso baixo, sem desnível ou degraus, facilitando a mobilidade dentro do coletivo. Com esse diferencial, o ônibus ficará no nível da calçada na hora do embarque e desembarque, o que reduzirá o risco de acidentes e irá agilizar o transbordo. O embarque ocorre normalmente pela porta traseira. A tarifa segue a mesma. 
Com informações: Prefeitura de Fortaleza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados