domingo, 5 de junho de 2016

Scania F113 na Expresso Vale do Jaguaribe

Por Fortalbus
Um ônibus robusto e disposto a enfrentar qualquer tipo de terreno, assim era o Scania F113HL, chassi de motor dianteiro produzido durante a década de 1990. Quando a Scania lançou a terceira geração de motores no Brasil, sua linha de produtos ganhou novos modelos de aplicações específicas, mantendo a tradição de veículos resistentes e de alta performance.

Diferente da linha S que possuía o eixo dianteiro avançado, os chassis do tipo F possibilitavam o encarroçamento com a instalação da porta dianteira no lugar convencional, ou seja, a frente do eixo. Apesar desta opção nos F113HL, algumas empresas do segmento rodoviário mantinham a tradição da porta entre-eixos, característica herdada desde os primeiros dianteiros da marca.

Em 1997, a Expresso Vale do Jaguaribe também optou por esta configuração para os seus únicos F113. Com porta entre-eixos que dava acesso direto ao salão de passageiros, as duas unidades receberam os prefixos 194 e 195, que na versão F113HL 6x2, foram encarroçados com o modelo Marcopolo Viaggio GV1150.

Foi com a compra destes veículos que a extinta Vale do Jaguaribe passou a oferecer mais conforto aos seus usuários, pois a partir daí todos os ônibus zeros adquiridos posteriormente passaram a ser equipados com ar condicionado.

Além do ronco inconfundível do motor dianteiro Scania em sua configuração inédita para a empresa, os únicos F113 da Vale chegaram com charmosas rodas de alumínio, atribuindo mais imponência e elegância a estes veículos que, sem dúvida, marcou a frota da saudosa Expresso Vale do Jaguaribe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados