sexta-feira, 14 de março de 2014

Circula em Fortaleza ônibus de piso baixo

Por Fortalbus
Desde o início desta semana, está operando em Fortaleza mais um veículo de testes na linha Campus do Pici/Unifor. O ônibus de prefixo 12288 que opera em fase experimental através da empresa São José Transporte Urbano, tem como principal característica o piso baixo de entrada.

Esta configuração de veículo já é utilizado em algumas capitais brasileiras, sendo ideal a sua aplicação nos corredores BRS, onde o transporte público possui prioridade sobre o particular. O modelo que está circulando na linha 75 é um dos veículos que participaram da Caravana Volvo Euro 5 em 2012. Dentre suas principais características são os assentos estofados, num total de 36 lugares e apenas duas portas, sendo o embarque realizado pela porta dianteira.

Assim como o Hibribus que iniciou testes na mesma linha 75 no mês passado, o embarque pela porta dianteira acaba confundindo os usuários, que chegam a se dirigir para a porta traseira quando a mesma abre para o desembarque. Apesar do estranhamento ao longo do itinerário, muitos passageiros logo percebiam algumas vantagens ao embarcar no ônibus.

A viagem torna-se mais agradável graças à suspensão pneumática e da ausência de “solavancos” nas mudanças de marchas, pois se trata de um veículo automático. Além disso, os bancos estofados com encosto alto proporcionam menos cansaço para os que viajam sentados. O Mega BRS não possui ar condicionado, entretanto, suas janelas possuem aberturas normais, o que permite seu ambiente interior mais ventilado. 

Até a metade do salão de passageiros o Mega BRS não possui degraus no corredor, isso possibilita, por exemplo, mais acessibilidade para idosos e cadeirantes. Neste tipo de veículo não é necessário a instalação de elevador hidráulico, pois no lugar dos degraus existe apenas uma rampa dobrável para o procedimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados