sexta-feira, 7 de março de 2014

Empresário José Carlos Sobrinho recebeu uma réplica do seu primeiro caminhão

Por Fortalbus
Os empresários Marcelo Carlos, Maninho e Petrônio do Grupo Fretcar homenagearam seu pai José Carlos Sobrinho, empresário e uma das maiores lideranças políticas da região de Ipu nas últimas décadas, por ocasião da comemoração de seus 80 anos.

Zezé Carlos, como é mais conhecido recebeu de seus filhos um caminhão da marca Chevrolet 1962, reformado com as cores e com boa parte da sua estrutura em estado original, o presente que foi entregue é uma réplica do caminhão que Zezé Carlos iniciou sua trajetória levando os candangos de Ipu e região para a nova capital Brasília. 

Trajetória de sucesso
Vamos conhecer um pouco da trajetória do pioneiro José Carlos Sobrinho, que iniciou no ramo de transporte na década de 60 com apenas 30 anos de idade. Com o apoio de seus dois irmãos, transformou seu caminhão em ônibus e passou a transportar passageiros entre Ipú, no norte do Ceará, e a nova Capital, Brasília, inaugurada anos antes.

Assim nascia uma das mais eficientes empresas de transporte rodoviário do Nordeste, a Expresso Ipú Brasília, vencendo longas distâncias de muita poeira, lama e dificuldades. Na época, o percurso entre Ipú e Brasília era realizado em seis dias de viagem, pois não havia estradas asfaltadas. Apesar das dificuldades, o negócio dos três irmãos deu certo e ampliaram novos horizontes, através da aquisição de importantes concessões de linhas durante a década de 1970.

Mas foi em meados de 1987, que a segunda geração da família entrou no negócio, decidindo então se separar. A Expresso Ipú Brasília passou à direção de um dos irmãos para dedicar-se exclusivamente ao transporte intermunicipal no Ceará. Outra parte do negócio, sob a presidência de José Carlos Sobrinho, deu origem à Viação Ipu (sigla VIPU). 

A Vipu nasceu com a missão de dedicar-se às linhas interestaduais, especialmente aquelas entre o Ceará e Brasília. As estradas já eram asfaltadas, possibilitando que a empresa disponibilizasse um serviço com foco exclusivo a este perfil de passageiro. 

Para vencer longas distâncias e terrenos difíceis, a Vipu optou logo nos primeiros anos por padronizar toda sua frota com veículos da marca Scania, inicialmente com os modelos S112CL e K112TL, com carrocerias Cobrasma e Marcopolo.

Um comentário:

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados