terça-feira, 25 de março de 2014

Fortaleza: Conforto básico nos ônibus

Por Fortalbus
Apesar da frota bastante nova, Fortaleza ainda é uma das poucas cidades em que a maioria dos ônibus do transporte público possuem assentos convencionais. Esse tipo de poltrona, sem nenhum tipo de revestimento, é opcional na aquisição do ônibus junto ao fabricante, assim como vários itens de personalização na hora da compra. Embora mais econômico e durável às empresas, não oferece um conforto ideal aos passageiros.

Essa tendência surgiu em Fortaleza ainda no começo da década de 1970, com a Empresa Nossa Senhora Aparecida, quando passou a utilizar assentos em fibra de vidro. No começo, os passageiros logo sentiram a diferença em relação as poltronas comuns da época, que eram estofadas de couro ou courvin.

Com o passar dos anos, várias empresas de ônibus em todo o País, passaram a adquirir ônibus equipados com assentos de fibra e, mais tarde, plástico moldado, resultando assim, num baixo custo operacional. Felizmente, para o passageiro, essa tendência de assento “básico” tem sido deixado de lado, pois o sistema de transporte das grandes cidades têm sido repensado juntamente com as empresas de ônibus.

Mas, em Fortaleza, ainda há uma certa resistência. Embora não seja regra, já podemos observar um relevante avanço em alguns veículos da frota, são ônibus com assentos de plástico moldado dotados de revestimento, proporcionando assim, menos desgaste para quem permanece sentado por muito tempo.

Na última semana, o Sindiônibus entrou com uma ação na justiça solicitando reajuste na tarifa para compensar prejuízos enfrentados pelas empresas. Segundo o sindicato, o aumento visava apenas o restabelecimento do equilíbrio econômico. Ressaltou que é importante também que a população entenda que a melhoria da qualidade do transporte não está apenas ligado ao quanto se paga por ele. As mudanças dependem também de iniciativas por parte do poder público, ordenamento urbano e da sociedade.

O que talvez desconheçam é que cada vez mais a população está passando mais tempo dentro dos ônibus por conta do trânsito, e que o passageiro merece sim o minimo de conforto, conforto esse que pode ser garantido no ato da compra do veículo.

Esperamos que num futuro próximo, possamos contar não só com ônibus de assentos mais confortáveis, mas, também, com veículos de maior capacidade de transporte e, se não for sonhar bastante, ar condicionado pra refrescar as viagens pela cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados