sexta-feira, 7 de março de 2014

Fortaleza: Prefeitura apresenta projetos para melhorar trânsito

A Prefeitura de Fortaleza anuncia, a primeira fase de execução de projetos-piloto do Plano de Ações Imediatas em Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT). Lançado, em dezembro de 2013, pelo prefeito Roberto Cláudio, o PAITT é um conjunto de iniciativas que buscam melhorar o trânsito e o transporte público da cidade. 

O secretário-executivo da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP) e coordenador do PAITT, Luís Alberto Sabóia, explica que o Plano prevê melhorar o transporte e o trânsito de Fortaleza já no curto prazo, com ações a serem executadas até o final de 2014. Nos próximos meses, os projetos-piloto começam a ser implementados com a utilização de um novo modelo para binários no trânsito de Fortaleza, tomando como referência, por exemplo, as avenidas Santos Dumont e Dom Luís. 

De acordo com o projeto, a Avenida Santos Dumont passa a ter sentido único, na direção Centro-Praia, até a Avenida Engenheiro Santana Júnior. Já na Avenida Dom Luís, o percurso será inverso até o fim da avenida, na Tibúrcio Cavalcante. A mão única, que terá quatro faixas em ambos os casos, irá prever também ciclofaixa e faixa exclusiva para ônibus. O primeiro modelo de binário será implantado até 31 de maio, quando será inaugurado o novo túnel da Av. Santos Dumont. 

Outros projetos-piloto serão apresentados, como a otimização das rotas de ônibus e vans, com implantação, inicialmente, no corredor da Av. Bezerra de Menezes; o novo modelo de fiscalização de trânsito a ser testado no Bairro Montese; e a reestruturação de estacionamentos rotativos no Centro de Fortaleza. 

O PAITT, lançado em dezembro de 2013, vem sendo conduzido por uma equipe de profissionais da área de trânsito e transporte, montada para estudar soluções de curto prazo, contando com a consultoria da empresa McKinsey & Company.
Com informações: Prefeitura de Fortaleza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados