domingo, 30 de março de 2014

Fortaleza: Rotas das vans deverão ser alteradas no segundo semestre

Deve entrar em operação no segundo semestre de 2014 a alteração nos itinerários das vans que fazem o transporte alternativo de Fortaleza. A proposta da Prefeitura prevê que as vans passem a circular também nas vias secundárias e não apenas nas principais, como acontece atualmente. O transporte alternativo da capital conta hoje com 336 veículos que operam em 16 linhas e atendem cerca de 150 mil pessoas todos os dias, de acordo com a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor). O estudo está sendo realizado em parceria com o Sindicato dos Permissionários do Transporte Complementar de Fortaleza (Sindvans). 

“O sistema complementar vai alimentar esse corredor e o terminal. Agora em junho a gente deve iniciar já fazendo esse redesenho, esse redimensionamento do sistema complementar, até porque é um sistema de baixa capacidade que tem que alimentar o sistema troncal com veículos de maior capacidade”, explica Antônio Ferreira, diretor da Etufor. 

De acordo com o Sindvans, a primeira rota a ter o itinerário modificado deverá ser a linha 711-Barra do Ceará/Cais do Porto. Em seguida as mudanças deverão ocorrer na linhas 757-Vila Velha/Centro; 711-Cais do Porto/Barra do Ceará; 713-João XXII/Hospital Geral e, por fim, a linha que faz o itinerário 706-Barra do Ceará/Edson Queiroz

O Sindvans concorda com essa ampliação. Na avaliação do presidente, Afonso Barbosa, a mudança vai beneficiar os passageiros e o sistema de transporte coletivo. “Nós verificamos que tem bairro que o usuário tem de andar até quatro quarteirões para pegar uma van. A proposta do prefeito é pulverizar o setor de vans, deixar as vans mais próximas dos usuários e assim alimentar os corredores e os terminais de ônibus. Com a implantação do Bilhete Único, isso vai atender um maior número de usuários”, acredita.
Fonte: G1 Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados