sábado, 26 de abril de 2014

Conhecendo os modelos Comil Svelto

Por Fortalbus
Em 1989 foi lançado o Svelto, modelo urbano da Comil que substituiu os antigos Cisne e Minuano, modelos derivados ainda da extinta Incasel, adquirida pelo Grupo Comil no ano de 1985. Além do tradicional motor dianteiro, o modelo podia receber várias opções de encarroçamento, como o traseiro e entre-eixos.

O primeiro Svelto tinha lanternas traseiras do Volkswagen Gol, que foram substituídas por volta de 1993 quando a Comil desenvolve seu próprio conjunto óptico, com isso, a traseira foi redesenhada, recebendo um novo vigia traseiro.

A segunda versão do Svelto aparece em 1995, quando o modelo recebe faróis redondos integrado a uma nova grade dianteira e para choques, ficando em linha de produção por um curto período. Ao completar 10 anos, a Comil investe no mercado de articulados com o lançamento do Doppio, versão articulado do Svelto.

Em 1996, o modelo recebe uma frente totalmente nova, com um desenho mais arredondado e janela “gaúcha” dividida por igual no sentido vertical. Inspirado no Svelto, a Comil lança o seu intermunicipal, denominado Versatile.

Em 1997, a traseira passa por uma nova reformulação, recebendo inclusive um novo pára choque. Em 1998 surgem os primeiros modelos sem “janelas gaúchas”, ou seja, sem a parte inferior fechada.

A nova geração do Svelto é lançada no ano 2000, com um desenho mais moderno e funcional. No ano de 2007, o Versatile ganha um design próprio, totalmente diferente do seu irmão Svelto.

Em 2008, surge a nova geração do Svelto, com um design de personalidade forte, robusta e formas bem definidas. O Doppio segue o mesmo padrão.

No segundo semestre de 2009, a Comil lança o Svelto Midi, versão “micrão” para o consagrado urbano da carroçadora gaúcha. O veículo segue os conceitos de leveza e durabilidade aliado ao baixo custo operacional, podendo receber diversas configurações com até 11 metros de comprimento.

A versão Midi 4x4, já em produção, foi concebida para encarar qualquer tipo de terreno com força e torque dos chassis Volkswagen.

No final de 2011, a Comil também lançou o Svelto na versão piso baixo, com isto, ganhou novos elementos na carroceria. Em 2012 a empresa São Benedito adquire o Svelto com uma configuração inédita no Ceará para linhas interurbanas. O ônibus possui chassi Mercedes-Benz OF-1722, poltronas semi-urbanas e ar condicionado, além de duas portas exclusivas para embarque e desembarque, sendo a dianteira do tipo pantográfica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados