segunda-feira, 7 de abril de 2014

Função Motorista de ônibus - Parte 1

Por Rafael Fontenele
Na tarde do dia 31/03 estava eu na Avenida do Imperador (Centro de Fortaleza), havia chovido durante o dia e uma pequena poça d’água havia se formado em frente à parada da linha Conjunto Jereissati. Por conta de a Avenida ser estreita, mal cabe dois ônibus paralelamente e, por conta disso, é comum passar apenas um veículo por vez. O transito estava fluindo normalmente sem congestionamentos, o que fazia com que alguns motoristas de ônibus excedessem a velocidade para conseguir passar no sinal verde.

Foi aí que no intervalo de 10 minutos, 05 ônibus dos vários que passaram, fizeram questão de passar por dentro da poça d’água, vindo a molhar as muitas pessoas que estavam aguardando o ônibus chegar. O engraçado é que nenhum deles conseguiu passar no sinal verde e assim ganhar tempo.

Deste fato, surgem algumas questões: Para que um motorista de ônibus precisa exceder a velocidade a ponto de prejudicar as pessoas ao redor? Seria pra chegar a tempo de fazer a viagem e sair no horário do terminal? Ou dirigir irresponsavelmente só para o usuário que está dentro do veículo achar que ele é desenrolado? 

Nada disso justifica as muitas barbáries praticadas no transito pelos motoristas de ônibus, pois a principal missão deles é: Transportar os passageiros com segurança e comodidade, entretanto, alguns mal sabem que dirigir de forma irresponsável pode vir a causar problemas durante a sua jornada como: A queda de um passageiro, uma colisão, um usuário que está sentado nas ultimas cadeiras vir a machucar a coluna e o cobrador devido ao balançar do ônibus sentir fortes dores nas costas. Além disso, o ônibus também é prejudicado com as machas e freadas bruscas que ocorrem.

Há vários fatores que influenciam negativamente o comportamento do motorista na direção, como: Agressividade, sensação de poder, distração, exibicionismo, excessos de confiança, deficiência visual ou auditiva, drogas, estimulantes e preocupações.

A ação de dirigir um ônibus requer atenção a mais em cada movimento, por se tratar de um veículo maior e que transporta vidas, desta forma, a função de motorista deve ser cada vez mais valorizada nas empresas. Durante esta semana vamos debater a função de motorista, seus riscos, vantagens e como se comportar melhor na direção sendo um ótimo profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados