quinta-feira, 10 de abril de 2014

Função Motorista de ônibus - Parte 4

Por Rafael Fontenele
O transporte público contribui com parcelas bem significativas na poluição do ar e os grandes centros
urbanos são os que mais sofrem por causa da grande quantidade de veículos circulando. Já a população é sempre a mais prejudicada, pois grande parte dela sempre apresenta algum problema respiratório. Além disso, existem outros tipos de poluições como a sonora que é originada por buzinas, ruídos dos motores e alto-falantes, sendo esta responsável pelo estresse urbano e perdas auditivas.

Hoje, com a chegada dos motores menos poluentes, o motorista é o grande responsável para que o ônibus funcione de forma correta, reduzindo assim o consumo de combustíveis e diminuir a emissão de gases na atmosfera. Desta maneira, é importante que o motorista saiba a forma correta e mais adequada de operar o veículo.

Dentre os motores menos poluentes, é comum encontrar em Fortaleza os motores da marca Mercedes-Benz montados sobre os chassis OF-1519 e OF-1721, ambos equipados com o BlueTec 5, tecnologia que trata os gases do escapamento em conjunto com o Arla 32, reduzindo assim em até quatro vezes a poluição causada por veículos com motores diesel. O OF-1721 é mais presente nas empresas, que operado de forma correta pode fazer até 3,6 km/litro.

Há poucos dias, esteve em teste na cidade de Fortaleza, um ônibus Hibrido que operou na linha Campus do
Pici/Unifor, este ônibus causou grande surpresa aos usuários pelo baixo ruído, minimizando assim a poluição sonora comum nos demais coletivos e oferecendo um conforto maior.

O motorista de ônibus deve estar atento a todas as novidades que estão acontecendo no meio do transporte, pois na Cidade de São Paulo, pude presenciar diversos tipos de tecnologias sendo testadas ou já presentes e que não são comuns por aqui, tais como o ônibus elétrico, o hibrido, o articulado, o bi-articulado e o piso baixo, modelos que se fossem inseridos no sistema de nossa cidade não seriam operados por qualquer motorista, mas somente aqueles que a empresa achar que se destacam pelo cuidado no manuseio e a correta operação durante o dia-a-dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados