quarta-feira, 2 de abril de 2014

Nova identidade visual para o transporte de Fortaleza

Por Fortalbus
A pintura azul, marca registrada do transporte coletivo de Fortaleza há 14 anos, já possui uma sucessora. Logo em breve, os ônibus da capital cearense ganharão novas cores, somando-se ao tradicional azul presente na frota desde o ano 2000.

A nova pintura marca o início de uma nova etapa no transporte de Fortaleza, pois traz consigo não só uma nova comunicação visual, mas também mudanças no próprio equipamento com a aquisição de veículos do tipo Padron e articulado, que certamente receberão as novas cores para revitalizar o sistema integrado de transporte.
Layout poderá passar por alterações
Desenvolvida por Jorge Andrade, mesmo autor da pintura padrão dos ônibus da cidade de Niterói, possui fácil identificação e praticidade como principais características. Basicamente com linhas horizontais e a representação de um circulo com seu respectivo consórcio inserido ao centro, possui a cor branca como predominante, além do cinza e verde idêntico ao usado na atual gestão municipal, embora que a planta informe erroneamente como “pantone”.

Apesar da volta do branco, na frente do novo layout destaca-se a segunda cor, facilitando a identificação dos usuários. Pela primeira vez, desde que foi instituída a padronização em Fortaleza, a máscara negra entre as janelas serão aplicadas, dando um aspecto mais contínuo e harmonizando com a própria pintura.

Outra novidade, sem confirmação, observa-se na própria planta através do embarque pela porta dianteira, sistema usado em Fortaleza entre 1992 e 1995, durante os primeiros anos do sistema integrado de transporte. Esta forma de embarque é mais indicada em ônibus do tipo padron piso-baixo, uma vez que o motor traseiro apresenta desníveis na traseira e torna o embarque mais lento pela presença de degraus.

4 comentários:

  1. Seria melhor que cada empresa pudesse ser identificada. Quem mora em Fortaleza sabe muito bem que os ônibus são de Fortaleza, tornando dispensável o nome da cidade grafado nos veículos.

    ResponderExcluir
  2. Pantone 306 C é a identificação de um tom de azul disponibilizado pela empresa Pantone. Por outro lado, Cinza com "S" está bem errado mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o Ultrabus Executivo: lembro que na década de oitenta, os coletivos eram identificados pela cor de cada empresa. A Cialtra era laranja; Bons Amigos, azul; Maraponga, branca e marrom. Quando o usuário estava no ponto esperando pelo ônibus, de longe conseguia visualizar o veículo que fazia sua linha, só pela cor. Desde que começou essa padronização, todos são iguais. Para quem tem problema de visão e idosos, por exemplo, fica muito ruim de identificar a linha. Sem falar que eu acho muito sem graça.

    ResponderExcluir

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados