terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Um momento de nostalgia com a Viação Barreira

Por Fortalbus
Na distante década de 1950, quando o município de Barreira ainda se figurava como distrito de Redenção, surgia uma empresa que trazia como nome a própria localidade para onde realizava o transporte coletivo intermunicipal de pessoas. Fundada por Francisco Aquino Moura, a empresa iniciou suas atividades no ano de 1952, tendo sua primeira sede registrada em Fortaleza somente em 1957. 
Ciferal Flecha de Prata Mercedes-Benz LPO-1113
Na sua região de atuação, próximo a Barreira, atendia também ao distrito de Cantagalo, pertencente ao município de Acarape. Em 1972, já constituída a sociedade Viação Barreira Ltda, sua sede se estabelece definitivamente em Barreira, localidade que veio a tornar-se município apenas em 1987.

Nas cores vermelho, amarelo e branco, seus ônibus estiveram na ativa até 1981, quando suas linhas Fortaleza x Barreira e Fortaleza x Cantagalo foram adquiridas pela Empresa São Benedito. No mesmo ano de seu encerramento, o Banco de Dados do Transporte Coletivo de Passageiros do Ceará, informa que sua razão social passou a ser Transjosé - Transportes São José Ltda, entretanto, não há informações ou registros fotográficos desta fase da empresa.
Caio Itaipú sobre Mercedes-Benz
Em uma das raras imagens da Viação Barreira, um Caio Itaipú, intermunicipal derivado do modelo Gabriela e que também esteve presente na frota da Empresa São Benedito durante a década de 1980. Este pequeno resgate histórico da Viação Barreira, foi ilustrado com as fotografias gentilmente cedidas por Fábio Pereira, parceiro do Fortalbus e que na época, residiu na região onde a empresa atuou no transporte coletivo por quase 30 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados