segunda-feira, 6 de junho de 2016

A curta trajetória da Via Azul Transportes

Por Fortalbus
Durante quase dois anos de operação, a Via Azul Transportes atuou em linhas metropolitana de Fortaleza, tendo como sua principal área de atuação na cidade de Maracanaú. A empresa nasceu em setembro de 2006 depois de uma cisão da Clotran, que por conta de razões administrativas concedeu suas linhas para a razão social denominada de Viação Azul S/A.

Nessa transação foram transferidas as seguintes linhas: 151-Fortaleza/Conjunto Industrial, 324-Fortaleza/Conjunto Acaracuzinho, 350-Fortaleza/Conjunto Novo Maracanaú, 371-Fortaleza/Conjunto Planalto Cidade Nova (Via Montese e Ceasa) e 359-Corujão, além da linha do Cariri, Juazeiro do Norte/Crato (Via São Benedito). Neste período a empresa operou com uma frota de 42 veículos e um quadro funcional com mais de 180 profissionais qualificados e comprometidos com a filosofia do transporte.

Seu grande destaque era a pintura na cor amarela, oriunda também da antiga Clotran que tinha mudado sua identidade visual no ano de 2002, adotando o amarelo com figuras que remetem a ligação entre Fortaleza e a cidade industrial de Maracanaú, os micros modelo Senior inauguraram a nova pintura que trazia o mascote “Papa-Léguas”. Em 2004, a então Clotran comercializou as primeiras unidades fabricadas do modelo Apache STD. Estes modelos foram encarroçados com chassis Mercedes-Benz OF-1418.
Foto: Diego Almeida
As linhas urbanas de Maracanaú como Circular e Jardim Jatobá permanecem com as poucas tabelas e veículos em operação pela Clotran, até que em maio de 2008 encerra suas atividades, transferindo suas linhas para a Via Metro, essa recém criada pela junção das empresas Via Azul/Clotran, Empresa N. S. de Fátima e Santo Antônio, por empresários ligados à área de transportes de passageiros e mais especificamente, os da região de Maracanaú. 

Hoje a Via Metro opera com duas sedes; uma matriz, localizada em Maracanaú e a filial na região do Cariri possui uma frota operante de 181 carros; distribuídos entre a matriz e a filial; a Via Metro serve a população de Maracanaú e adjacências, distribuída em 20 linhas e na região do Cariri com linhas urbanas e metropolitanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados