quinta-feira, 1 de maio de 2014

Apaixonados por ônibus comemoram anos de encontros

Você sabe o que é um busólogo? São estudiosos apaixonados por ônibus. Isso mesmo. E saiba que eles crescem a cada dia (já chegam a 13 mil só no Brasil, e a 45 mil no mundo) e se reúnem mensalmente para comentar as novidades sobre o assunto. Na manhã de ontem, um grupo de busólogos se reuniu no Passeio Público, no Centro, para festejar oito anos desses encontros. E não ache que são malucos, afinal, como eles mesmos defendem: “Se há aficionados por carros, aviões, barcos, helicópteros, por que não por ônibus? Nos reunimos para falar sobre diversos assuntos, como história, sistemas de transportes, empresas, fabricantes, motores... E, acredite, acontecem muitas novidades entre um encontro e outro”, atesta Gilean Teixeira, 21 anos, busólogo certificado pela ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos).

Ele conta que os encontros rendem mais que apenas um bate-papo, e eventualmente geram ideias que são levadas à secretaria de Transportes. “Em 2008, a direção da empresa Santa Maria chegou a reativar a linha 780 por sugestão nossa”, conta Teixeira. O tema do momento entre os busólogos é a expectativa quanto ao ônibus híbrido, capaz de gerar energia sozinho, com a ajuda de um motor a diesel. “Mas acho que não vai emplacar... a maioria desses ônibus que são testados não emplaca”, lamenta o auxiliar de escritório e busólogo nas horas vagas André Luiz Gomes, 32. “Assim como não emplacou um ônibus maior, com dois eixos traseiros e um dianteiro, que teria capacidade para transportar quase o dobro de pessoas, ideal para uma linha de alta de manda de passageiros, que foi testado e não aconteceu nada.”

A maior frustração dessa turma foi quando, em 2010, houve a padronização da pintura das empresas de ônibus. “Tirou parte da graça do nosso hobbie”, resigna-se o busólogo Luiz Ferro, 31.

Mas quase sempre o hobbie só traz alegrias, e realiza sonhos. Gilean Teixeira lembra com carinho o dia em que ganhou o presente de aniversário o que considera o mais legal da vida. “O tio de um amigo trabalha na empresa Lourdes, que é a minha preferida. Ele conseguiu que eu fosse fazer uma visita guiada à companhia!”, alegra-se ele, que é estudante de Administração. “Meu sonho é um dia trabalhar na secretaria de Transportes.”

A pauta dos encontros 
Segundo o site Wikipedia, os busólogos têm uma pauta variada em suas reuniões. 

Conhecimentos a respeito dos modelos de carroçarias, chassis e motores e sua evolução ao longo da história. 

Informações e conhecimentos a respeito das várias empresas operadoras de ônibus (os ditos “empresários”), suas pinturas, modelos de carroçarias, itinerários, além da evolução destes ao longo do tempo. 

A reunião de fotos e miniaturas para coleção. 

A busca pela preservação de modelos de carroçarias, pinturas, bancos etc. 

A discussão de um acervo voltado para a preservação da memória dos ônibus, empresas e itinerários. 

Conversas a respeito do futuro dos sistemas de ônibus no mundo. 

A discussão voltada para o conhecimento de detalhes a respeito dos modelos de ônibus e sua operacionalização, seja no transporte urbano, seja no transporte rodoviário de longa distância. 

Além de outros temas como conforto, segurança, acessibilidade, transporte de cargas, peças e equipamentos, política de transporte, cursos, feiras e eventos ligados ao setor.

Encontro Fortalbus/Empresa Vitória 
E para presentear os amigos apaixonados por ônibus, preparamos uma surpresa para reunir novamente toda a turma em torno deste grande lançamento Marcopolo. No próximo dia 03/05, o Fortalbus convida amigos e parceiros para mais uma manhã de encontro proporcionada pela Empresa Vitória. 

Neste dia, iremos conhecer de perto a nova geração do ônibus que mais se identifica com nossa cidade, além de experimentar toda a tecnologia a bordo do Novo Torino através de um passeio no percurso Fortaleza - Caucaia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados