sexta-feira, 9 de maio de 2014

BRT Fortaleza: Um sistema de transporte coletivo moderno e com qualidade

Por Fortalbus
O transporte coletivo por ônibus da nossa cidade está de cara nova, depois da chegada das primeiras unidades da nova padronização visual em Fortaleza. Com a implantação dos novos corredores expressos para a circulação de ônibus, os chamados BRTs (Bus Rapid Transit), a estrutura de transporte sofrerá diversas alterações, a começar pelos novos equipamentos diferenciados que vai operar em nossas avenidas com as encomendas das primeiras unidades de ônibus articulados.
Desenvolvida por Jorge Andrade, mesmo autor da pintura padrão dos ônibus da cidade de Niterói, possui fácil identificação e praticidade como principais características. Basicamente com linhas horizontais e a representação de um circulo com seu respectivo consórcio inserido ao centro, possui a cor branca como predominante, além do cinza e laranja. Apesar da volta do branco, na frente do novo layout destaca-se a segunda cor, facilitando a identificação dos usuários. Pela primeira vez, desde que foi instituída a padronização em Fortaleza, a máscara negra entre as janelas serão aplicadas, dando um aspecto mais contínuo e harmonizando com a própria pintura. 

O conceito de BRT é constituido de elementos fundamentais com foco na operação planejada, infraestrutura adequada, tecnologia, gestão eficaz e qualidade de serviço ao passageiro. A implementação de um sistema BRT requer muito planejamento devido aos diversos componentes que influenciam o processo, tais como o layout das estações de embarque, configuração dos veículos, interface do ônibus com o sistema, serviços de informação aos passageiros e marketing, entre outros.

A capacidade de transporte do modelo é para 150 passageiros enquanto cada ônibus habitual da cidade pode atender até 95 passageiros, segundo a prefeitura. O modelo possui piso baixo, facilitando o acesso de portadores de necessidades especiais e como não apresenta desníveis no assoalho até a área da articulação, possibilita também um melhor deslocamento dentro do ônibus. O embarque no modelo de testes continua sendo pela porta traseira e o valor da passagem é o mesmo. 

Enquanto esses novos veículos articulados não chegam e os corredores exclusivos não ficam prontos, os usuários já podem acompanhar o começo dessa nova etapa de nosso transporte coletivo através da nova identidade visual que logo em breve estará nas ruas de Fortaleza. O desenho acima é a planta original fornecida pela Marcopolo, e mostra em detalhes os elementos da nova pintura padrão dos BRTs de Fortaleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados