sábado, 17 de maio de 2014

Fortalbus: Coleções que fazem história

Por Fortalbus
Ao longo de toda esta semana, o Centro Cultural dos Transportes, mantido pela Federação dos Transportes - CEPIMAR, cedeu espaço para a realização da 12ª Semana de Museus, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM. O evento teve como tema "Museus: coleções fazem conexões", buscando estabelecer as relações entre acervos e valor histórico. Em se tratando de transporte, entre as coleções voltadas ao ônibus e a preservação da memória do setor.

A programação desta sexta-feira, teve como foco uma exposição de miniaturas cedidas pelos busólogos Francisco Souza e Eduardo Duarte. A variedade de modelos e empresas que marcaram gerações proporcionaram uma verdadeira viagem no tempo, frente à fiel semelhança com os modelos originais. Como não poderia deixar de ser, lentes de câmeras digitais e de celulares ocupavam o espaço reservado à mostra, na tentativa de registrar o melhor ângulo das preciosas miniaturas.

Durante a tarde, o evento teve prosseguimento com a apresentação do Projeto Vozes, coral infantil composto por crianças moradoras do bairro Pici, em Fortaleza. Regido pelo músico Luís Carlos Prata, o coro entoado pelos garotos e garotas ali presentes encantou os convidados, através de uma melodia suave e serena que se combinava com diversos ritmos instrumentalizados pelo regente Prata.

Em seguida, teve início um debate com o tema "Transportes em coleções", com a participação da museóloga Joseane Vieira e com Francisco José Moreira, busólogo do Fortalbus. Joseane explanou a respeito dos conceitos que o ato de colecionar implica, apoiado em teóricos renomados sobre o assunto. Já Francisco José falou um pouco sobre o início de sua admiração por ônibus, acervos, fotografias, além de apresentar ao público um pouco da história do Fortalbus e como os busólogos, enquanto colecionadores, formam essa rede de interação. Ao término do debate, foi realizado sorteio de livros.

Manifestamos todo o nosso agradecimento aos gestores da CEPIMAR pelo convite e confiança em nosso trabalho. Ainda mais em uma data especial como a última sexta-feira (16/05), em que Fortalbus.com completou 4 anos de atividades. Sabemos da importância em manter viva a memória do transporte e esperamos que essa parceria possa se estender ainda mais em eventos futuros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados