terça-feira, 6 de maio de 2014

Fortaleza: Estudantes protestam na Etufor

Um grupo de cerca de 20 estudantes protestou em frente à Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), na manhã desta segunda-feira, 5. Houve confronto com a Guarda Municipal, que revidou com bombas de efeito moral. Ninguém ficou ferido. Os estudantes reclamam do atraso na entrega das novas carteiras estudantis e alegam enfrentarem dificuldade para receberem esclarecimentos do órgão.

Segundo testemunhas que presenciaram o momento da manifestação, os estudantes gritavam frases de protestos do lado de fora, quando o portão da empresa foi fechado por seguranças da empresa, que os informaram que ninguém mais entraria no local. Eles, então, forçaram a entrada pelo portão e a Guarda Municipal, que já estava dentro da Etufor, reagiu com bombas de efeito moral. Os estudantes, alguns encapuzados, revidaram atirando pedras. Uma vidraça da recepção da Etufor foi quebrada. O confronto durou poucos minutos e logo os manifestantes se dispersaram.

No sol de meio dia e com uma senha longe de ser chamada, muitas pessoas reclamaram do atendimento na sede da Etufor, na manhã desta segunda-feira. O estudante do colégio Tomaz Muniz, Gustavo Rogério Ferreira, 8 anos, acompanhado da mãe, Patrícia Ferreira de Lima, estavam na fila já há três horas sem atendimento. "Desde 9 horas estamos aqui. Nossa senha é (a de número) 1076 e agora que está no 710. Viemos de Canindezinho só pra ele bater uma foto para a carteira de estudante, mas até agora nada", reclamou a mãe.

A assistente técnica da Divisão de Atendimento ao Cidadão da Etufor, Ivanderly Carvalho, afirmou que todas as novas carteiras de estudante e do Bilhete Único Estudantil já foram entregues às entidades estudantis.

"Tem gente que não precisaria estar aqui. Os alunos têm que verificar primeiro com a instituição. Muitos casos, como nas universidades particulares, por exemplo, ou as carteiras foram entregues nas próprias faculdades ou foram entregues às entidades estudantis, a Une. Se o aluno vier direto aqui a gente faz. Mas o comum é o aluno entregar no DCE. O aluno precisa fazer a consulta no site para não precisar vir aqui", disse Ivanderly, que reiterou que o único público que precisar ir à sede da Etufor é quem vai tirar a carteira de estudante pela primeira vez.

Até a transferência de créditos do Bilhete Único Estudantil, que antes era realizado na sede do órgão, agora pode ser feito em um dos onze postos de atendimento: terminais de ônibus (Lagoa, Conjunto Ceará, Siqueira, Parangaba, Messejana, Papicu, Antônio Bezerra), sede do Sindiônibus (Av. Borges de Melo, 60) e nas praças José de Alencar e Coração de Jesus.
Com informações: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados