sexta-feira, 16 de maio de 2014

Fortaleza: Iniciadas as obras das plataformas BRT na Bezerra de Menezes

Até 100 árvores devem ser retiradas do canteiro central da avenida Bezerra de Menezes para a implantação do BRT (Bus Rapid Transit), afirmou o secretário-executivo da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), Roberto Resende. As obras na avenida começaram ontem com a readequação dos espaços para o corredor exclusivo de ônibus e o plantio de 140 mudas nas calçadas. 

As árvores serão retiradas para garantir a construção das novas paradas de ônibus no canteiro central da avenida. Ao todo, serão dez estações, sendo cinco em cada sentido. De acordo com Roberto Resende, secretário-executivo da Seinf, haverá a demolição de parte do meio-fio e da pavimentação dos canteiros para ser erguida plataforma de concreto. Esse trabalho deve encerrar em agosto. 

Posteriormente, as estruturas metálicas das estações serão montadas para o corredor exclusivo já funcionar em setembro. Durante o período de obras, parte de uma das faixas da avenida ficará bloqueada para o trânsito. 

Já estão encomendados dez ônibus adaptados para o desembarque à esquerda. No primeiro momento, esses veículos vão compartilhar o corredor exclusivo com os 238 ônibus normais que utilizam a via diariamente. “Quando a linha for estendida até o Papicu, apenas os ônibus do BRT vão circular, mas antes há esse período de transição”, afirmou o titular da Seinf, Samuel Dias. Ainda não está definido até quando os ônibus convencionais devem dividir o espaço com os novos veículos. 

Para que os usuários dos ônibus convencionais desembarquem, o veículo entrará no canteiro central e utilizará a plataforma pelo lado direito. Segundo Resende, as ciclovias serão estreitadas para 1,60 metro nas áreas de paradas. “Os ciclistas sempre passarão por trás da estação. O percurso deles não será interrompido. O estreitamento ocorre para que haja uma convivência do ciclista com o usuário do coletivo”, defende o secretário-executivo Roberto Resende. 

O Sistema Rápido de Trânsito (BRT, da sigla em inglês) é um corredor exclusivo para transporte público com embarque e desembarque feito pelo lado esquerdo dos veículos. A avenida Bezerra de Menezes está atualmente no Sistema Rápido de Ônibus (BRS, também da sigla em inglês). 

Saiba mais 
Segundo a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), os dez novos ônibus adaptados para o desembarque à esquerda têm capacidade para 150 passageiros sentados e em pé, quando nos atuais o número é de 95 passageiros. O veículo tem piso baixo, sem desnível ou degraus. Com a implantação do corredor preferencial, a velocidade média da avenida Bezerra de Menezes saiu de 13,28 km/h para 15,33 km/h. 

A Etufor constatou um aumento na velocidade média dos ônibus após a início da fiscalização na via. Atualmente, os veículos circulam entre 24 km/h a 26 km/h, em média. Após o funcionamento do corredor exclusivo, a Prefeitura de Fortaleza espera que haja um ganho ainda maior em velocidade.
Com informações: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados