domingo, 4 de maio de 2014

Fortaleza: Obras do BRT na Bezerra de Menezes começam este mês

Até o dia 15 de maio, a Prefeitura de Fortaleza começará a construir paradas de ônibus especiais no canteiro central da avenida Bezerra de Menezes. A intervenção faz parte do início da implantação do BRT (Bus Rapid Transit), tornando as duas faixas próximas ao canteiro exclusivas para o transporte público.

As obras tinham início previsto para ontem, mas esperarão pelo acerto definitivo de detalhes técnicos, conforme explicou o titular da Secretaria de Infraestrutura (Seinf), Samuel Dias. Segundo ele, a operação das paradas está prevista para setembro, após a entrega das estruturas e do Terminal do Antônio Bezerra, ainda parcialmente em obras.

Mesmo com a ciclovia no canteiro, Samuel Dias explicou que as paradas não atrapalharão o espaço destinado aos ciclistas. Nos pontos em que as paradas serão construídas, a ciclovia passará por estreitamento, ficando com o mínimo de 1,5 metro, voltando ao tamanho usado atualmente após a estrutura. 

As paradas ficarão em áreas que disponham de semáforos e faixa de pedestres para possibilitar a travessia segura dos passageiros que passarão a desembarcar no canteiro central e não mais nas calçadas da via. 

O comerciante ambulante Aldemir Brito opina que as paradas no canteiro central e os ônibus circulando exclusivamente nas faixas da esquerda são mudanças que demoraram a chegar. Ele apontou que, com a modificação, não haverá mais problemas no acesso aos comércios e às ruas. Para Aldemir, o BRS (Bus Rapid System) melhorou o fluxo, mas o BRT será mais eficiente. 

Rapidez 
Desde a implantação das faixas prioritárias (BRS) na Bezerra, a velocidade média do transporte público aumentou de 16 para 26 km/h. 

De acordo com Samuel Dias, a implantação do BRT aumentará ainda mais essa velocidade. Além disso, o acesso aos estacionamentos dos estabelecimentos comerciais e às ruas próximas poderá acontecer de forma mais livre. 

Atualmente, os veículos particulares só podem circular nas faixas prioritárias por, no máximo, 300 metros para realizarem conversões e estacionarem. No primeiro mês de fiscalização, mais de quatro mil multas foram aplicadas a quem desrespeitou essa delimitação. 

Saiba mais 
O BRT faz parte do corredor Antônio Bezerra-Papicu, que, segundo o secretário, tem previsão de entrega até o fim de 2015. 

Os ônibus adaptados ao BRT, incluindo veículos articulados, já foram encomendados e estão em processo de fabricação, de acordo com Dias. A Secretaria acompanha o processo junto ao Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Ceará (Sindiônibus). 

Com a implantação do corredor Antônio Bezerra-Papicu, que tem previsão até o fim de 2015, as paradas que serão instaladas na Bezerra de Menezes funcionarão com portas automáticas e pagamento da passagem antes da entrada no veículo. Por ora, o funcionamento acompanha o das demais paradas da cidade, mesmo que a estrutura já seja a definitiva.
Com informações: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados