sexta-feira, 9 de maio de 2014

Fortaleza: Seis terminais de integração passarão por reforma

As obras prometidas para seis dos sete terminais de Fortaleza deverão contemplar ampliação, acessibilidade e modernização dos espaços. Hoje, os equipamentos são também locais de encontros e oferta de serviços 

Dezoito meses é o prazo de execução das reformas de seis dos sete terminais de integração de Fortaleza. As intervenções são necessárias para a implantação de cinco corredores exclusivos de ônibus (divulgados como Bus Rapid System) e deverão priorizar ampliação estrutural, segurança física, acessibilidade e integração com outros modais. A modernização desses espaços deverá, ainda, valorizar as relações de convivência e serviços que existem no vai e vem cotidiano.

“Vamos melhorar as plataformas, adaptando para ônibus maiores. Haverá passarela e túnel (apenas no Terminal do Antônio Bezerra) para travessia de pedestres, além de elevadores”, detalhou o titular da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), Samuel Dias. Os ajustes contemplarão também condições geométricas, como entrada, saída e estacionamento dos coletivos. Os projetos de reforma ainda estão em fase de execução, porém, Samuel garantiu que problemas de layout e fluxo serão solucionados. “Em Messejana, por exemplo, vamos virar em 90 graus o sentido das plataformas, para que haja mais conforto térmico nos períodos de sol forte”, exemplificou.

Samuel Dias destacou que as obras acontecerão em momentos distintos. O objetivo é não causar problemas estruturais e seguir um equacionamento financeiro. “Essa disponibilidade de dinheiro é importante. Alguns terminais terão empréstimos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e outros são de programas de financiamento do Governo Federal”, explicou o secretário.

A reforma dos terminais está prevista dentro do Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor). 

Para os novos corredores., estão previstos ônibus biarticulados 

Os terminais da Parangaba e do Papicu deverão integrar ao VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) e ao Metrô de Fortaleza. 

O Terminal do Antônio Bezerra já está em obras e deverá ser entregue em agosto deste ano
Fonte: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados