sábado, 21 de junho de 2014

Este ônibus elétrico precisa de apenas 15 segundos em cada ponto para recarregar

As baterias ainda não são nenhuma maravilha. Por isso, veículos elétricos como ônibus, que precisam rodar o dia inteiro, ficam presos a redes de cabos aéreos. Mas, como uma alternativa a uma infraestrutura tão cara, pesquisadores da EPFL desenvolveram um ônibus que pode ser recarregado a cada parada, durante apenas 15 segundos. 

Converter todo o sistema de transporte rodoviário de massa de uma cidade ainda iria precisar de estações de recarga em pontos específicos de todas as linhas. Entretanto, isso demanda um investimento bem menor do que esticar e manter cabos de força por aí, ou abrir as ruas para instalar cabos subterrâneos de carga por indução. 

Ainda há alguns desafios para este tipo de sistema, no entanto. Os pesquisadores que criaram os pontos de recarga também estão desenvolvendo um software para ajudar as cidades a decidir exatamente onde estas estações precisam ficar para manter a rede de transporte funcionando. 

Na forma atual, devido à quantidade de energia sendo transferida, somente um ônibus pode ser recarregado por vez. Fazer o ônibus seguinte esperar pode gerar atrasos ao longo do sistema de transporte. Então, implementar esta tecnologia não requer apenas investimento em hardware, mas também repensar as rotas de uma cidade e como o transporte público de superfície funciona. Mesmo assim, com todas as mudanças logísticas necessárias, parece ser um caminho bem promissor.
Fonte: EPFL News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados