segunda-feira, 30 de junho de 2014

Fortaleza: Governo convoca audiência para licitação metropolitana

O Governo do Estado do Ceará realizará no próximo dia 17/07, duas audiências públicas com o objetivo de apresentar e debater as condições técnico-jurídicas para a realização do processo licitatório visando à outorga da concessão do serviço público complementar e do serviço público regular metropolitano de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros do estado do Ceará.

Às 9hs, será discutido o Sistema de Transporte Regular, realizado por ônibus. Já às 15hs a audiência será destinada ao Transporte Complementar operado por micro-ônibus e gerido pelas cooperativas de transporte. A licitação é aguardada com bastante expectativa pelo setor.

História
Em 2009 o governador Cid Gomes licitou todas as linhas do Ceará, deixando de fora as linhas da região metropolitana de Fortaleza. A perspectiva é de que as mudanças tragam melhorias para os passageiros da região metropolitana, uma delas é a integração do serviço metropolitano com a linha sul do metro de Fortaleza. O objetivo da licitação é ordenar o setor de transporte metropolitano de passageiros e estimular à formalidade as empresas de ônibus e às cooperativas de vans. ´

A partir do novo modelo, o tempo de concessão dos serviços será ampliado e vai facilitar os investimentos e a contratação de financiamentos para as empresas que desejam investir no novo sistema metropolitano. Atualmente neste tipo de serviço no estado do Ceará operam as empresas: Fretcar, Vitória, São Paulo, Penha, Via Metro, São Benedito, União e MS Turismo. No complementar as cooperativas: Cootace, Cooptrater, Cootralin, Coopercauc, Coopervans, Coopertec, Cootralp, Cootache, Cootrami, Cootamh e Cootaq prestam esse serviço atualmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados