domingo, 15 de junho de 2014

Sobral terá sistema de vale-transporte e Metrô entra em operação em julho

Por Fortalbus
O Município de Sobral, distante 240km de Fortaleza, vai instituir o sistema do vale-transporte para os trabalhadores o utilizarem no transporte coletivo da cidade. O Vale-Transporte constitui benefício que o empregador deve conceder ao trabalhador para utilização efetiva em despesas de deslocamento residência-trabalho e vice-versa. Entende-se como deslocamento a soma dos segmentos componentes da viagem do beneficiário, por um ou mais meios de transporte, entre sua residência e o local de trabalho.

Os midiônibus vão direcionar o atendimento que será oferecido pelo VLT, com 9 linhas entre os bairros e 3 linhas circulares, percorrendo o Centro, passando por 12 estações. Agora os trabalhadores sobralenses receberão do poder público municipal e da iniciativa privado o seu direito garantido pela Constituição brasileira do Vale Transporte. Para ter uma ideia deste grande benefício social, só as fábricas terão que desembolsar por conta desta emenda mais de R$ 2 milhões de reais por mês com os seus 22 mil funcionários.

Metrô de Sobral começa a funcionar somente em julho
Depois de um ano e oito meses de atraso, o Metrô deste município finalmente ganha uma data de inauguração. Será no dia 5 de julho, data do aniversário da cidade. Funcionará em fase experimental por seis meses, período em que o acesso será gratuito.

Durante o mês de maio, o equipamento realizou a fase de testes dinâmicos. Esta fase é necessária para, dentre outras ações, verificar o funcionamento dos equipamentos na prática. O próximo passo será a operação assistida, quando os usuários terão a oportunidade de utilizar o equipamento gratuitamente, durante seis meses. De acordo com o prefeito, quando o Metrô começar a operar integralmente será implantado o Sistema Integrado de Transporte Coletivo de Sobral (Sitrans), integrando midi-ônibus e Metrô com sincronização de horários e tarifa única. Todo o sistema dará uma cobertura de 95% do território de Sobral, o que vai garantir que todo sobralense esteja a 300 metros de um dos modais, seja um ônibus ou o VLT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados