terça-feira, 10 de maio de 2016

Fatos & Fotos: Expresso Ouro Verde

Por Fortalbus
O Fortalbus traz o relato de Franzé Lima, que fotografou na cidade de Morada Nova, interior do Ceará, alguns dos ônibus que pertenceram a extinta Expresso Ouro Verde, dentre eles, um Ciferal Solimões e dois Monoblocos Mercedes-Benz, sendo um O-362 e outro O-364. Confira o depoimento:

"A garagem estava fechada e então falei com o pessoal do posto vizinho para poder pular o muro e fotografar. Expliquei que era colecionador, daí eles permitiram. A garagem onde os ônibus estavam era a mesma utilizada pela empresa na época em que ainda operava, que logo depois também foi usada pela Rápido Morada Nova, antes da venda pra São Benedito. Tenho lembranças dos carros que estavam por lá.

Lembro-me que o carro 01 caiu em um barranco entre Morada Nova e Jaguaretama. Segundo meu tio que estava no ônibus, o motorista não conseguiu fazer a curva e acordou com o barulho do ônibus batendo na grade de proteção da curva. O ônibus rolou cerca de 100 metros até ficar com as quatro rodas para cima.

No carro 11 lembro de que quando fui embora para Morada Nova no final de 1992, a primeira viagem das semanais que fazia para visitar meus pais foi nesse carro. O carro 09, que é o Ciferal Solimões, foi o que mais viajei e era muito barulhento, mas adorava o barulho, pois me lembrava alguns Caio Amélia da Viação Bons Amigos, que passavam na rua de casa na linha Campus Universitários/Pan Americano.

Lá na garagem, até pouco tempo, estavam esses três carros 01, 09 e 11, além de outro O-362 que só restou a lataria. Esse O-362 foi vendido para uma empresa, porém não pagaram o valor devido, então o pessoal da Ouro Verde foi buscar o carro e só encontrou a carroceria, que sem os bancos, peças e chassis, foi usado como peça de reposição para outros ônibus."

Fundada em 1965, a Expresso Ouro Verde surgiu da iniciativa de seu proprietário Luiz Walter Rabelo Maia, que anos antes, ainda no final da década de 1950, já transportava passageiros entre Fortaleza e Jaguaretama no seu ônibus misto. No percurso da linha também estava incluída a cidade de Morada Nova.

Além de Fortaleza x Morada Nova, a Expresso Ouro Verde também operou as seguintes linhas intermunicipais: Fortaleza x Ibicuitiga, transferida da Empresa Guaiacuru, em 1968; Fortaleza x Jaguaretama via Banabuiú, Fortaleza/ x Orós via Banabuiú e Fortaleza x Milhã, transferidas da Vale do Orós; Fortaleza x Jaguaribara via Morada Nova, transferida Expresso Médio Jaguaribe, em 1970.

Ainda consta registro que a Ouro Verde iniciou uma linha urbana no ano de 1973, concedida pela Prefeitura Municipal de Morada Nova.  Já em 1983, deixa de operar a linha Fortaleza x Milhã, sendo transferida para a Viação Aracoiaba. Em 1993, a empresa sofre uma cisão e as linhas passam a ser operadas pela Rápido Morada Nova, que por sua vez, adquirida pelo Grupo São Benedito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados