segunda-feira, 28 de julho de 2014

Fortalbus 9 anos: O pioneirismo que virou sucesso no hobby, eternizando as amizades

Editorial Fortalbus
No final do mês julho de 2005, durante a época do Fortal (Festa tradicional da Cidade de Fortaleza), Henrique Barreto, Mailson Amâncio, Peterson e Nilson que curtiam fotografar ônibus e discutir sobre assuntos relacionados ao transporte, decidiram se unir e formar um grupo de amigos que tinham o mesmo hobby não só no Ceará mas também em outros estados: O Ônibus.

No ano seguinte, o grupo passou a visitar as garagens em busca de informações e compartilhar experiências. Mas foi em 2009, com a realização do primeiro Encontro de busólogos do Ceará na Expresso Guanabara, que o grupo se fortaleceu e estreitou a amizade entre busólogos de vários estados.

Há quem diga por aí que Fortaleza é a "Capital da Busologia". E não é pra menos. Poucos são os grupos que possuem a representatividade como a do Fortalbus, graças ao empenho de seus idealizadores e colaboração de seus membros. "Busólogos gostam de ônibus e de gente". Antes isolados, acreditando serem os únicos a possuírem uma admiração tão peculiar, essas pessoas ansiavam dividir do mesmo gosto com outras, assim como quem discute sobre futebol, política, novelas e afins.

Essa carência foi se instalando até a colaboração das mídias para que se aproximassem pessoas com a mesma paixão, a busologia. Viu-se aí uma forma de dizimar essa carência. Para os mais experientes, o início era através da troca de correspondências. O desafio de tirar fotos com câmeras analógicas, a expectativa ao revelá-las e a alegria em estar enviando as fotos, discutindo e compartilhando novidades escritas em uma carta junto às imagens, trazia a segurança de que não se estava sozinho.

Até então, isso era privilégio de poucas pessoas. Mas o verdadeiro boom da busologia aconteceu com o advento das Redes Sociais. Comunidades sobre o tema ônibus foram criadas. De maneira gradativa, tais espaços foram ganhando novos membros que se identificavam. A busologia começava o seu processo de expansão.

Não se poderia ficar apenas no virtual, era preciso partir para o contato pessoal. De que maneira tornar isso realidade? Surgiram os encontros. De maneira simples e informal, os busólogos se conheciam e trocavam ideias cara a cara. Tal contato foi como uma injeção de ânimo e incentivo, os encontros se tornaram frequentes, porém, não se limitava apenas ao ônibus.

A partir daí, outros encontros em outras empresas aconteceram e novos membros passaram a acompanhar o grupo, juntos formamos uma família onde alguns até então achavam que fotografar ônibus era uma loucura e tinham receio de que alguém visse enquanto estava fotografando algum ônibus que estava passando.

Abaixo alguns dos participantes descrevem um pouco de como conheceram o grupo e suas experiências em participar do Fortalbus;

Flávio Eduardo
Conheci o Fortalbus em 2009 no primeiro encontro da Guanabara, até então eu imaginava ser o único cara que gostava de ônibus no mundo, foi através do grupo que eu fiz e tenho grandes amigos que compartilham do mesmo hobby que eu como Rafael, Marcondes, Junior e Mailson. Fortalbus significa para mim não só um hobby, mas também uma família que se formou ao longo desses anos. 

Aqui aprendi e ainda aprendo todo dia coisas que vou levar para toda a vida, espero contribuir para dar ainda mais qualidade nas matérias para difundir ainda mais o nome do Fortalbus

Jonatha Thomé
Conheci o grupo Fortalbus no mês de junho de 2013, um amigo meu de sala me chamou de busólogo do nada por eu gostar de ônibus, quando cheguei em casa fui pesquisar no google o que é o busólogo e se tinha alguma coisa referente ao busólogo e foi aí que acessei pela a primeira vez o Fortalbus.com e assim conheci o grupo virtualmente, presencialmente conheci os busólogos no 5° encontro nacional de busólogos na Empresa Guanabara.

Jonathan Silva 
Conheci o Fortalbus, através do Henrique Barreto. Isso foi em 2010, quando ele estava em visita a Recife. Daí pra frente minha vida na busologia mudou totalmente, pois rompi barreiras, conheci outros lugares, pessoas, empresas. 

Participar dos encontros realizados pelo FB sempre foi gratificante, pois conheci pessoas de varios lugares e fiz amigos ate hoje. O FB fez com que eu crescesse na busologia e rever muita coisa. Só tenho a agradecer a todos do grupo por fazer parte dele.

Francisco José
Muito difícil comentar algo sobre o FB. Conheci o trabalho do grupo em 2006, mas pessoalmente só fui conhecê-los em 2009. De lá pra cá os laços se estreitaram e as amizades se solidificaram. Falar do FB é falar de amizade, respeito, transparência e credibilidade, falar de uma história construída com muita dedicação e trabalho duro, que tornaram o Fortalbus conhecido nacionalmente. Agradeço a todos pelo aprendizado proporcionado a mim nos últimos anos, desejo ao grupo votos de feliz aniversário. 

Thiago Vinicius
Conheci o grupo Fortalbus e os membros durante seus primeiros anos de existência (entre 2007 a 2008) pelas redes sociais (Orkut, MSN) compartilhando informações, fotos e desenhos. Quando comecei a ter contato pessoal com a turma, fiquei feliz por está próximo de pessoas que tem a paixão por ônibus, coisa que a sociedade olhava com "olhar estranho" e também aumentou mais ainda meus círculos de amizade, qual o grupo formou novos amigos que entende nosso hobby em comum. 

Vejo o Fortalbus como um grupo que quebrou paradigmas em nossa região, mostrando para transportadoras e sociedade de nossa região que há pessoas que amam ônibus, da mesma forma que outros meios de transportes como trens, aviões, carros e outros. Hoje tanto a busologia cearense quanto em abrangência nacional está sendo bem representada por quem paixão em comum, a paixão por ônibus.

Clemilton Rodrigues
Conheci o Fortalbus em 2005 por intermédio do Mailson pela internet, em 2006 nos encontramos casualmente em uma viagem que fiz a Fortaleza, de lá pra cá nossos laços foram se estreitando até que surgiu o primeiro encontro da Guanabara em 2009, o que fez somar o nível de amizade com a turma e essa família que o Fortalbus se tornou.

Carlos Aguiar
Gosto do Fortalbus por ser um espaço onde sempre encontro boas novidades sobre o transporte urbano e rodoviário da Região Nordeste, bem como da minha cidade, Teresina; além de se um espaço democrático para postar matérias e fotos. Quanto às pessoas, admiro muito a forma como os membros do Fortalbus se preocupam em manter nosso hobby sempre em um nível muito elevado, realizando encontros com as empresas e enfatizando sempre a amizade, o respeito e o prazer de praticar a busologia e fazer parte de um ambiente saudável.
Vida longa ao Fortalbus!

Wanderson Sales
Até cinco anos atrás, eu achava que era o único louco por ônibus, gostava de ficar próximo ao final da linha perto de minha casa observando os ônibus passarem, conheci o Fortalbus por meio do amigo Marcelo Filho, no qual me apresentou e estou até hoje, aqui pude conhecer novas pessoas, lugares e empresas onde eu jamais imaginava entrar. A cada dia, me sinto mais feliz por participar de um dos maiores grupos de busologos do país, onde dia a dia as informações sobre o transporte nos enriquecem e dão auxilio ao usuário de transporte da região. O Fortalbus em minha vida, representa toda a minha paixão por essa maquina, seja em casa, na rua ou no trabalho, que me garante conhecimento, amizade e grandes oportunidades que são ofertadas. Receber não é o que basta, mas passar o conhecimento para alguém é o que há de mais importante.

Marcelo Higor 
Considero-me relativamente novo no grupo, com apenas quatro anos de participação, sinto que é tempo suficiente para me fazer decidir o caminho no qual desejo seguir em minha carreira profissional, desde pequeno eu percebia que o ônibus representava algo mais forte, não só um meio de transporte mas sim uma paixão, em minhas viagens tentava escutar ao máximo do som emitido pelo motor e o desenho da carroceria, aos 6 anos quando avistei um ônibus da Expresso Guanabara estacionado em Quixeramobim, apontei e falei... Mamãe eu quero trabalhar em empresa de ônibus, logo no começo eu tinha certo receio de demonstrar esse sentimento pelo meio de transporte, pois achava que estava sozinho no mundo, e me enganei, em 2010 através do amigo e participante do grupo Flavio Eduardo, pude conhecer de perto o excelente trabalho realizado pelo grupo Fortalbus, trabalho pautado na organização e cordialidade com o intuito de oferecer algo que transpasse as imagens, a informação, e ao conhecer o grupo, minha vida mudou, meu sentimento pelo transporte aumentou, o grupo com sua riqueza de informações, ampliou meu horizonte e passei a me interessar não só pelo ônibus em si. De antemão agradeço a toda a equipe, pelo excelente trabalho, por nos manter informado de todas as novidades relativo ao transporte e por nos transmitir muito mais que imagem: Informação.

Thiago Santos
Sinto-me lisonjeado em participar do Fortalbus, que fala diariamente sobre o dia a dia do transporte, não só do Ceará, de onde estão os mentores do grupo, mas de todos os estados. Outra coisa é que o grupo dá espaço para que todos possam interagir o que é uma ideia legal. 

Representa muita coisa só em abrir as portas para conhecer novos amigos e isso para mim já foi tudo, depois me trouxe a oportunidade de saber mais sobre o mundo da busologia, de estados que ainda não fui e me proporcionou encontros com grandes empresas do Ceará.

Rafael Fontenele 
Acompanhei o Fortalbus desde 2009, quando realizaram o encontro na Guanabara, até então eu acreditava que gostar de ônibus era loucura, por diversas vezes enquanto era criança, minha mãe reclamava e dizia que ônibus não me daria futuro, já que deixava as vezes de estudar pra ficar observando a movimentação dos ônibus da Empresa Vitória que passavam perto da minha casa. Mas conheci toda a turma mesmo foi durante o primeiro encontro na Vitória, na antiga garagem em Caucaia, onde palestrei sobre as curiosidades da Empresa. Estar com a turma do Fortalbus pra mim é motivo de alegria, já que considero alguns como irmãos. Não vou citar nomes para não ser injusto, mas sempre que podemos nos reunimos não só pra falar sobre ônibus, mas pra compartilhar sobre as coisas boas que a vida nos proporciona. Hoje como um dos editores, digo que o conhecimento deve ser compartilhado e devemos sempre buscar levar não só a imagem, mas também a informação!

O Fortalbus agradece a cada um que contribui ou já contribuiu para que o hobby fosse difundido de tal forma que com o passar desses 9 anos possamos hoje afirmar que conquistamos o respeito e principalmente a confiança das empresas não só do Ceará, mas também de outros estados. Precisamos de sua ajuda para continuar fazendo do Fortalbus uma família.

Venha conhecer em detalhes a nossa história:

Clique aqui e Conheça o Fortalbus

Esforço e dedicação são os pilares do Fortalbus feito para você, que nos acompanha diariamente e se mantém atualizado com as principais notícias do nosso transporte. Nosso conteúdo é direcionado aos mais variados perfis ligados ao transporte; busólogos, pesquisadores, empresários, gestores e, principalmente, o usuário, que encontra em nosso site um meio de conhecer, se atualizar, fiscalizar, se informar, cobrar e sugerir melhorias ao seu deslocamento diário pelos modais.

A aceitação de nosso trabalho é refletida em nossa audiência diária, que em média recebemos cerca de 11 mil visitas por pc, sabemos que estamos caminhando junto do grande público, e sendo acompanhado de perto por um grande grupo de comunicação do Ceará. Ônibus, metrô, trânsito e mobilidade urbana é o nosso foco, acreditamos que estes virão a solucionar grande parte dos gargalos enfrentados pelos cidadãos nas vias das grandes cidades.

Visando contribuir para tal melhoria, o Fortalbus.com disponibiliza o seu espaço para a difusão de informações e ideias aberto à todos que se interessarem pelo tema. E assim vamos, juntos, fazendo uma rede de comunicação entre o usuário e com as empresas e gestores.

Tendo amigos próximos ou distantes, o que importa é que a busologia deve ser encarada, além de hobby e de cumprir um papel social perante aos usuários de transporte coletivo, como uma forma de se manter uma rede de amizade. Essa é a essência! Amigo é um dos maiores tesouros que podemos ter. Quem tem, poderá contar sempre com o seu apoio, sua compreensão e seu carinho. Cultive-o, valorize-o e, juntos, compartilhem da jornada rumo à felicidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados