sábado, 12 de julho de 2014

Fortaleza: 16 linhas de ônibus terão alterações até o fim deste ano

A partir de segunda, 14, uma nova linha de ônibus passa a circular na Capital. A 914 (Binário Circular) vai atender usuários que precisam se deslocar entre as avenidas Dom Luís e Santos Dumont, duas vias integrantes do binário. O anúncio foi feito ontem, no Paço Municipal, quando também foram explicadas as alterações feitas no transporte público nos próximos meses.

Segundo o prefeito Roberto Cláudio (Pros), 16 linhas de transporte complementar (vans) vão sofrer alterações até o fim de 2014. O gestor explicou que as mudanças são necessárias para garantir o conforto e a comodidade dos usuários. “Por falta de planejamento, há sobreposição das linhas de ônibus e das vans”. As primeiras mudanças, que integram o Plano de Ações Imediatas para Transporte e Trânsito (Paitt), já começam próxima segunda, 14.

O transporte vai sofrer alterações significativas. A linha 711 (Barra do Ceará /Cais do Porto), que atualmente opera com dez vans, passa a circular com 14 ônibus. A mudança, segundo o coordenador do Paitt, Luís Alberto Sabóia, vai ampliar a capacidade da linha de 400 para 1.120 lugares (acréscimo de 80%) e reduzir o tempo de espera dos passageiros de 11 para oito minutos.

Para que a modificação surta efeito, foi necessário adequar oito linhas de ônibus (cinco rotas). Essas mudanças também começam a valer na próxima segunda. Elas deixam de circular em ônibus e passam a operar em vans (ver quadro). Até agora, não foi preciso realizar alterações de itinerário. Entretanto, nas mudanças das outras linhas de vans, poderá existir alguma modificação nas rotas. Outra novidade é a entrada das vans nos terminais. “Pela primeira vez isso será feito na Capital”, afirmou o prefeito.

O planejamento para modificação de outras duas linhas de vans está em andamento. A 705 (Canindezinho / Iguatemi), que tem 74% de sobreposição com ônibus, segundo dados divulgados pela Prefeitura, deve sofrer alterações no dia 31 de julho. O engenheiro Ezequiel Dantas, integrante da equipe do Paitt, explicou que estão sendo feitas investigações e conversas com a população dos bairros atingidos para determinar quais mudanças devem ser executadas e/ou priorizadas.

A linha 757 (Vila Velha/ Centro), que passará pelo BRT da avenida Bezerra de Menezes, deve sofrer mudanças no dia 31 de agosto, segundo a Prefeitura. Luís Alberto Sabóia lembrou que a conclusão do BRT - estrutura com paradas para transporte público no canteiro central e faixas exclusivas - é importante para a mudança na linha.
Fonte: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados