quinta-feira, 10 de julho de 2014

Fortaleza: Linhas atendidas por ônibus serão operadas por topics do transporte alternativo

Por Fortalbus
A partir da próxima segunda-feira (14), o transporte coletivo de Fortaleza passará por mudanças que impactarão a prestação do serviço em linhas que atendem os Terminais do Lagoa, Conjunto Ceará, Antônio Bezerra e toda a região que compreende a Barra do Ceará e o Mucuripe. A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (ETUFOR) promoverá mudanças nas linhas 243 - Parque Universitário/Antônio Bezerra, 318/348 - Lineu Machado SP 1 e SP 2, 367/368 - Conj. Ceará/ Bom Jardim 1 e 2 e 394/396 - Parque Universitário/Lagoa 1 e 2 ao transferir as operações destas aos veículos do transporte complementar, as conhecidas "topics".

A ação está prevista no Programa de Ações Imediatas em Transporte e Trânsito, o PAITT, que propõe redimensionar o sistema de transporte da capital com medidas de fácil implantação e curto prazo. O redesenho dos itinerários das linhas de ônibus e vans integram as ações do programa. Os detalhes serão apresentados em coletiva no Paço Municipal, hoje, a partir das 15h.

De acordo com a ETUFOR, as referidas linhas terão a oferta de veículos "ampliada" e o tempo de espera "reduzido" com a permuta. A linha 243 passará de três ônibus para seis vans, já as linhas 394 e 396, que operam juntas com três ônibus, contará com seis vans. A linha 318/348, que opera com três ônibus em cada turno, receberá quatro vans, enquanto a 367/368 passará de três ônibus para seis vans. Mesmo com a alteração, a integração continuará sendo realizada nos terminais atendidos pelas respectivas linhas.

Em contrapartida, a linha 711 - Barra do Ceará/Cais do Porto, cujas vans são detentoras, será operada por ônibus que antes integravam as linhas regulares atingidas pela troca. A expectativa é que, com essa experiência, outras linhas de ônibus possam sofrer as mesmas alterações futuramente, bem como as do transporte complementar.

Tais mudanças são anunciadas após a assinatura do termo de cooperação operacional, no mês de maio, entre o Sindiônibus e a Cootraps, única cooperativa responsável pelo transporte alternativo após licitação realizada pela Prefeitura de Fortaleza em 2012. A intenção é que as vans tenham o papel de alimentar os ônibus, que devem operar, prioritariamente, em grandes vias no sistema troncal. Dessa forma, as linhas de "topics" passariam a operar em vias secundárias ou as linhas regulares de ônibus seriam atendidas por vans, redimensionando a oferta de veículos conforme a demanda.

Etufor cria nova linha: 914 - Binário Circular
Terá início uma nova linha de ônibus criada pela Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza - ETUFOR. A nova linha 914 - Binário Circular atenderá os usuários, que ultilizavam os ônibus entre as avenidas Dom Luís e Santos Dumunt e adjacências na Aldeota.

A criação da linha é um desejo coletivo, pois com a implantação do binário, a Avenida Dom Luís passou a ter sentido único (Papicu/Centro). Já a Avenida Santos Dumont funciona no sentido inverso (Centro/Papicu). São três faixas para veículo, uma preferencial para ônibus, além de uma ciclofaixa, ampliando as opções de mobilidade.

Veja como será o itinerário da nova linha
Rua Vilebaldo Aguiar, Av. dos Jangadeiros, Rua Prof. Silas Ribeiro, Rua Júlio Abreu, Av. Dom Luíz, Rua Tibúrcio Cavalcante, Rua Tenente Benévolo e Av. Rui Barbosa, Av. Santos Dumont e Av. Eng. Santana Júnior.

Um comentário:

  1. Das vans quero ver...
    Mas, eu particularmente nunca imaginei que tal coisa aconteceria!

    ResponderExcluir

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados