sexta-feira, 25 de julho de 2014

Grandes marcas: Carrocerias Eliziário – Parte Final

Por Clube do Ônibus Antigo Brasileiro
Infelizmente na década de setenta começaria o fim desta grande empresa gaúcha chamada Carrocerias Eliziário. Foi neste ano que após o término de uma auditoria interna, que o Sr. Eliziário Goulart da Silva, viria a descobrir uma série de fraudes na administração da sua empresa. Esse grande desgosto, somado a desentendimentos familiares e outros fatores mais, levaram "Seu Eliziário", como era conhecido a ter uma atitude inusitada, a venda da Carrocerias Eliziário.

Dados não oficiais divulgam que até aquele momento a Carrocerias Eliziário já havia produzido cerca de dez mil veículos desde a sua fundação. O valor arrecadado com a venda da empresa, foi investido por Eliziário na construção de 57 prédios em bairros tradicionais de Porto Alegre, passando então a viver da renda de seus aluguéis. Ainda em 1970, com encerramento das atividades das empresas ônibus Pilares e Cirb e com a aliança entre a Ciferal e a Metropolitana, no RJ, começava aqui no sul o processo de desaparecimento do nome Eliziário e o fortalecimento da Carrocerias Nicola no mercado. Após a compra da Carrocerias Eliziário pela Carrocerias Nicola, e também o grande sucesso obtido após o lançamento dos veículos rodoviários, a Carrocerias Nicola, passa a se chamar, Marcopolo  - Carrocerias Nicola S.A. .

Em 1972, Eliziário que acompanhou a transição e os primeiros passos da Nicola em Porto Alegre, deixa definitivamente a fábrica. Em 1989 em Braço do Norte, interior Catarinense aos 89 anos o gaúcho Sr. Eliziário Goulart da Silva faleceu em decorrência de Infarto e fora sepultado em Porto Alegre no Cemitério São João, no Jazigo da Família " Goulart ". O velho pioneiro símbolo de competência e honestidade aliados a qualidade e pioneirismo do seu produto que o Brasil e alguns países do mundo conheceram e tornaram a marca Eliziário referência no desenvolvimento do transporte coletivo urbano e rodoviário nacional.

Esta série foi baseada no blog "show room imagens do passado", que retratou de forma detalhada a história desta Empresa que contribuiu para o desenvolvimento dos transporte em nosso país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados