domingo, 6 de julho de 2014

Grandes marcas: Volvo e novas tecnologias

Por Fortalbus
Em 2012, a Volvo foi a primeira montadora a trazer para o Brasil uma solução híbrida para o transporte urbano de passageiros, reforçando assim a tradição da marca em oferecer soluções para o transporte que contribuam com a qualidade de vida das pessoas, como veículos menos poluentes e mais econômicos.

O ônibus híbrido produzido pela Volvo no Brasil tem uma tecnologia revolucionária e é a solução híbrida mais avançada já desenvolvida, permitindo economia de combustível de até 35% em relação aos veículos com motor somente a diesel. A tecnologia foi projetada para um ônibus com dois motores, sendo um diesel e outro elétrico, que funcionam em paralelo ou de forma independente.

O motor elétrico é utilizado para arrancar o ônibus e acelerá-lo até uma velocidade de aproximadamente 20 quilômetros por hora, e também é usado como gerador de energia durante as frenagens. O motor diesel entra em funcionamento em velocidades mais altas. A cada vez que se acionam os freios, a energia de desaceleração é utilizada para carregar as baterias. Quando o veículo está parado, seja no trânsito, em pontos de ônibus ou em semáforos, o motor diesel fica desligado. 
A Volvo oferece ao cliente, soluções em tecnologia como gerenciamento de frotas, tráfego e manutenção, além do monitoramento on-line. Assim, o frotista tem em mãos diversas ferramentas para que a empresa prossiga de forma integrada, entre as ferramentas oferecidas estão: O controle de combustível, horas em operação, emissão de poluentes, velocidade média da frota, posição real do veículo, manutenção preventiva e corretiva.

Na cidade de Goiânia, a solução foi implementada em 2009, e passageiros podem obter, em tempo real, as previsões de chegada e partida dos ônibus urbanos, através de seus telefones móveis e internet. Além disso, os sistemas acarretam mais eficiência e economia: o emprego desse módulo em vários sistemas pode resultar em redução de custos, aumento na produtividade operacional de até 5% e maior satisfação dos clientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados