quinta-feira, 10 de julho de 2014

Ônibus Mercedes-Benz irão atuar no sistema BRT de Fortaleza

Por Fortalbus
O transporte coletivo da capital cearense está cada vez mais perto de ter um equipamento diferenciado operando nas ruas e futuros corredores exclusivos, pois a Ceará Diesel, concessionária Mercedes-Benz no Ceará, comercializou as primeiras unidades de ônibus articulado para a cidade de Fortaleza, essas unidades deverá chegar em nossa capital na segunda quinzena de setembro.

O modelo escolhido é o Mercedes-Benz O-500 MA 2836 Articulado Piso Alto, é a mais moderna e rentável solução para atender à demanda de passageiros nos grandes centros urbanos. Incorporando todas as vantagens da tecnologia Mercedes-Benz, este chassi vem equipado com motor eletrônico OM-457 LA (Proconve P-7), posicionado na traseira do veículo, o que traz maior facilidade na manutenção diária, melhor dirigibilidade com mais segurança e menor risco durante a época de chuvas. 

Entre as vantagens do O-500 MA 2836, destacam-se a articulação com pistões hidráulicos, que oferece excelente dirigibilidade, a facilidade de manutenção e a praticidade do encarroçamento, já que este chassi sai de fábrica pronto para receber a carroçaria, reduzindo o custo de operação.

A informação é de Odmar Feitosa, gerente do Center Bus Ceará Diesel, que confirmou as primeiras unidades para as seguintes operadoras do sistema urbano de Fortaleza: Vega S/A, Auto Viação Fortaleza, Viação Urbana, Auto Viação Dragão do Mar, Maraponga Transportes e Viação Siará Grande, nessas empresas receberá suas unidades encarroçados com a Marcopolo. Já a São José Transportes Urbanos não ficará de fora dessa inovação, pois a mesma também adiquiriu seu articulado, sendo na carroceria NeoBus.

5 comentários:

  1. Pensei que fossem unidades com piso baixo, como já foi dita neste mesmo blog, na matéria de 24 de Abril deste mesmo ano! O que ocorreu? Os empresários mudaram de idéia? E se mudaram, qual seria a motivação? Mas tudo bem, o importante é que estes piso alto também ofereçam conforto e segurança aos passageiros. E isto é o que nos importa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. A prioridade do transporte público não é o passageiro, honestamente. Aí me diz! É um tiro no pé no discurso de mobilidade urbana. A situação é grave, mas as medidas são molengas. Só a melhoria séria nos transportes coletivos podem tirar carros da rua. Piso baixo, fumê e ar-condicionado são algumas medidas fáceis. Mas onde estão?

      Excluir
  2. Este mesmo blog havia postado anteriormente que Fortaleza tinha optado pelo chassis MBB com piso baixo (O500-UA).

    O que houve? Mudaram? Ou ainformação anterior era incorreta????

    Sds

    ResponderExcluir
  3. Realmente Amigos;

    Em Abril a M.Benz confirmou as compras dos articulados sendo piso baixo, mas diante das incertezas da Prefeitura em por os projetos de mobilidade do BRT em prática, fez com que as primeiras unidades sejam piso alto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amigos,

      Vejo que as empresas estão detalhadas na notícia, mas vcs tem alguma ideia de quantas unidades serão no total?

      Excluir

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados